Exposição leva os pontos turísticos para as estações-tubo

Foto: Daniel Castellano/SMCS

| 5/4/2019

As estações-tubo de Curitiba estão ganhando um novo visual com fotografias de pontos turísticos de Curitiba. A exposição Curitiba, Sua Linda, promovida pela Urbs e pelo Instituto Municipal de Turismo, além da Secretaria Municipal da Comunicação Social, está usando estes espaços para exibir imagens dos atrativos da cidade.

A exposição começou em março, no mês do aniversário da cidade, e vai até junho, quando estará em 50 estações-tubo de Curitiba. As fotos são produzidas por profissionais da Secretaria Municipal da Comunicação e plotadas nos tubos.

Há estações com imagens dos parques Tanguá, Barigui e Tingui, além do Memorial de Curitiba, dos Faróis do Saber e outras cenas urbanas, captadas pelos fotógrafos Pedro Ribas, Daniel Castellano, Luiz Costa, Levy Ferreira, Lucília Guimarães e Isabella Mayer. “Cada fotógrafo fez uma releitura de locais tradicionais, mostrando pontos de visão desconhecidos para os curitibanos”, disse o coordenador de Fotografia da Secretaria da Comunicação, Pedro Ribas.

Benefícios

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, explica que a exposição vai de encontro a um movimento mundial de estímulo ao turismo local.

“Em diversos lugares mundo e também em grandes cidades como São Paulo há um movimento de promoção do turismo local, que gera renda para os setores gastronômico e hoteleiro, com hospedagens para fins de semana”, disse Tatiana. Ela acredita que, ao ver as fotos, os moradores e turistas que não conhecem estes locais vão querer visitá-los.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, disse que a exposição embeleza as estações-tubos da cidade. Ele afirma que muitas estações ganharam uma nova visão durante a noite, em função da iluminação interna, reforçada recentemente.

A exposição destaca também o nome da rede de lojas #CuritibaSuaLinda, que vende produtos artesanais da cidade.

Quem vê gosta

Passageiros e transeuntes que passam pelas estações envelopadas estão gostando do que vêem. “Estou achando muito lindo. Conheço vários lugares que estão nas imagens, já pude visitar alguns deles”, disse Luana de Souza Rosa, 24 anos, admirando o Teatro Paiol retratado na estação em frente ao Shopping Mueller.

Na estação Passeio Público a imagem do Jardim Botânico fez Jéssica Cristina, de 20 anos, perceber uma mudança "legal" na cidade. “Gostei. Deu uma mudada bem legal na cidade, não fica aquela coisa crua, sabe...”, avaliou ela.

"Ficou muito bom", afirmou Mônica Callegari, 62 anos. "Dá um ar mais alegre para cidade, sai do comum. Também acho que deveria ter em mais lugares, como nos ônibus.” Nesta sexta-feira (05/04) ela admirava a Praça do Japão e o Calçadão da XV retratados na estação da Praça Eufrásio Correia.

Categoria: Eventos