TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Experiência de gestão urbana em Curitiba atrai estudantes de 15 universidades


Foto: Cristiane K.dos Santos/URBS

| 9/11/2015

Texto de Maria Celeste Fernandez Correa/IPPUC


Cerca de 140 alunos de 15 universidades participaram do X Ciclo de Palestras "Curitiba, a Experiência em Gestão Urbana", nesta sexta-feira (6). Além dos estudantes de cinco instituições de ensino de Curitiba, o evento recebeu jovens das cidades de Ponta Grossa (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC), Frederico Westphalen (RS), Santa Maria (RS), Santos (SP), Sorocaba (SP) e até de Recife (PE). Eles vieram em busca de conhecimentos nas áreas de planejamento urbano, mobilidade, gestão do transporte e gestão ambiental.

"Sempre tivemos demandas constantes de muitos grupos de estudantes que acabavam visitando algumas secretarias municipais. Para atender essa demanda de forma eficiente, preparamos palestras e centralizamos o atendimento em dois eventos anuais", explica Daniele Moraes da Assessoria de Relações Externas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Neste segundo evento de 2015 estiveram presentes alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, de diversas engenharias, turismo e geografia.

O ciclo de palestras começou pelo planejamento urbano. A arquiteta Daniele Moraes transmitiu noções a respeito da formação geográfica de Curitiba, composição da Região Metropolitana, histórico do planejamento da cidade, planos setoriais, ferramentas de gestão, revisão do Plano Diretor e equipamentos públicos. Também apresentou aspectos da mobilidade urbana, com destaque para a implantação do primeiro calçadão do Brasil na Rua XV de Novembro, Plano de Gestão de Calçadas, Plano Estratégico Cicloviário e futura implantação do Metrô de Curitiba. "Trata-se de um público qualificado, formador de opinião, que quer saber não apenas dos projetos, mas também das estratégias e desafios para a implantação", destacou Daniele Moraes.

A coordenadora de Relações Institucionais da Urbs, Silvia Ramos, fez uma palestra sobre o sistema de transporte coletivo de Curitiba. Além dos dados históricos, os estudantes puderam conhecer em detalhes o funcionamento do transporte coletivo em Curitiba e os projetos futuros para o setor. "O nosso objetivo é fomentar o interesse desses jovens para que saiam daqui com vontade de pesquisar e aprofundar conhecimentos para que, no futuro, possamos contar com profissionais qualificados. Quanto mais gente capacitada para buscar novas soluções urbanas, melhor será o futuro para todos", disse Silvia Ramos.

Já o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Carlos Guillen, levantou as questões fundamentais relacionadas à sustentabilidade. Além de apresentar a evolução histórica de Curitiba na área ambiental, Guillen também demonstrou, por meio de dados comparativos, que a administração e o recolhimento diário do lixo custam muito mais ao município do que a administração dos parques, por exemplo, que trazem inúmeros benefícios para a cidade – desde a contenção de cheias, passando pela conservação da biodiversidade até a oferta de espaços de lazer para a comunidade.

Carlos Guillen falou ainda dos atuais projetos desenvolvidos pelo Meio Ambiente, com destaque para as estações de sustentabilidade que tem como objetivo ampliar a oportunidade de reciclagem do lixo da cidade envolvendo a participação ativa dos moradores. "Recursos limitados não podem sustentar um crescimento ilimitado. Por isso, o consumo e o descarte de materiais recicláveis e não recicláveis precisa ser muito bem pensado por todos", explicou.

"Achei tudo muito interessante. Sou do Rio de Janeiro e estudo em Santos. A maioria dos municípios não tem iniciativas como essas que vimos aqui. A gestão urbana de Curitiba nos oferece muitos bons exemplos, tendo testado o que funciona e indicando caminhos para o aprimoramento das cidades", enfatizou Thayane Magalhães, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cecília.

Outra futura arquiteta, a gaúcha Raquel Franco, disse que vai levar muitas ideias para a cidade de Frederico Westphalen, onde nasceu e estuda. "Gostei especialmente das soluções apresentadas para a área de mobilidade urbana e o transporte coletivo. É preciso implantar soluções como essas enquanto temos tempo de planejar o crescimento de nosso município, já que o núcleo urbano ainda é pequeno. Há muita coisa por fazer e vamos levar conosco excelentes ideias", animou-se Rachel Franco. O ciclo de palestras sobre a experiência em gestão urbana de Curitiba é uma iniciativa conjunta do Imap, Ippuc, Urbs e SMMA.

Categoria: Eventos