TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Exército vai auxiliar na sanitização dos ônibus da capital


Pedro Ribas/SMCS

| 3/7/2020

O Exército vai ajudar na sanitização dos ônibus da capital. Soldados da 5ª divisão vão fazer a higienização com quaternário de amônia em toda frota operante do transporte coletivo de Curitiba para combater a propagação da covid-19.

Na manhã desta sexta-feira (3/7), o prefeito Rafael Greca assistiu a uma demonstração da ação de assepsia no terminal do Pinheirinho, o maior da cidade.

“É o esforço da cidade para proteger vidas para que no intervalo entre os turnos possamos manter os ônibus completamente higienizados. A mão de obra nos está sendo doada pelo Exército e o trabalho custeado pela Prefeitura. Vamos ser mais fortes que as dificuldades”, disse Greca.

O prefeito estava acompanhado pelo general Carlos Penteado, da 5ª Divisão do Exército, e do coronel Raul Kleber de Souza Bueno.

Como vai funcionar
A sanitização deve começar até o fim da próxima semana e vai contar com seis esquadras, cada uma com quatro soldados e um oficial. No total, serão 30 membros do Exército fazendo a assepsia dos ônibus nos terminais.

O trabalho será acompanhado por fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs), dura cerca de três minutos em cada veículo e será realizado logo após o ônibus desembarcar todos os passageiros no terminal.

Os soldados usarão um atomizador costal para fazer a assepsia dentro dos ônibus e nos pontos de contato dos terminais. Toda a frota operante da capital, de cerca de 900 veículos, será higienizada. A ação deve durar cerca de 20 dias.

“A pandemia exige que, além da limpeza tradicional, que continua a ser realizada em todos os pontos do transporte coletivo, façamos essas operações de desinfecção de forma a minimizar o risco de contágio da população pelo novo coronavírus”, afirma o presidente da Urbanização de Curitiba ( Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Essa é a segunda parceria com o Exército no transporte coletivo para enfrentamento da pandemia. Soldados já atuaram com a fiscalização da Urbs para orientar a população sobre a necessidade de uso de máscaras, distanciamento de 1,5 metro nas filas e a importância de evitar aglomerações.

O trabalho de assepsia no transporte público tem sido uma das principais ações da Prefeitura de Curitiba durante a pandemia.

Já foram higienizados todas as estações-tubo e os 21 terminais da cidade, mais o terminal metropolitano do Guadalupe e a Rodoferroviária. A assepsia foi realizada com peróxido de hidrogênio, um produto conhecido pelo seu potencial desinfectante.

No momento, a Urbs segue com a assepsia dos pontos de ônibus metálicos da cidade. Ao todo serão sanitizados os 2.640 pontos da capital.

Categoria: Transporte Coletivo