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Ex-prefeito de NY cita Curitiba como exemplo em soluções urbanas


SMCS/Pedro Ribas

| 25/1/2016

O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, considera Curitiba um exemplo de cidade que apresenta soluções para os desafios urbanos. A referência à capital paranaense, noticiada nesta sexta-feira (22) pelo jornal Folha de S. Paulo, foi feita em vídeo em que o ex-prefeito e empresário americano lança a edição latino-americana do Mayors Challenge. Promovido pela Fundação Bloomberg, o desafio já foi lançado para os prefeitos de cidades da Europa e Estados Unidos.

Bloomberg defende como uma das soluções o que hoje é conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), que é o sistema de ônibus Expresso, de Curitiba. Além do ônibus que opera com pagamento antecipado de passagem, embarque e desembarque em nível e em vias exclusivas, que definem o BRT, Curitiba também conta atualmente com a prioridade semafórica para o ônibus nos eixos de transporte, o que é defendido por Bloomberg como uma das soluções a serem replicadas nas demais cidades.  

O sistema de prioridade adotado em Curitiba pode prolongar o tempo de verde no semáforo quando o ônibus se aproxima ou reduzir o tempo de vermelho quando o ônibus chega a uma determinada distância ou, ainda, sincronizar um grupo de semáforos para que o ônibus não precise parar em cruzamentos entre uma estação e outra. Os tempos são programados e controlados por operadores de trânsito no Centro de Controle Operacional onde ficam também os fiscais de transporte que ajudam a orientar essa prioridade.

Em média, o Ligeirão Boqueirão sentido Centro passa direto em 27 dos 33 semáforos do trajeto e, no pico da manhã, a soma do tempo parado em semáforos, em todo o trajeto fica em apenas dois minutos.

Na Linha Verde, no sentido bairro/Centro, no pico do horário de almoço o ônibus passa direto em 79% dos cruzamentos parando, em média 24 segundos, em apenas nove dos 31 semáforos do trajeto. Quando o ônibus encontra um semáforo fechado o tempo de vermelho é reduzido.

Nos eixos Boqueirão e Linha Verde o sistema de prioridade semafórica é feito através de sensores que ficam no pavimento e, acionados por um aparelho instalado nos ônibus, alteram o tempo dos semáforos de acordo com a programação de prioridade, feita pela área de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Na Avenida Sete de Setembro, a prioridade é feita com a sincronização dos semáforos entre duas estações. Assim, ao sair de uma estação o ônibus vai encontrar os três semáforos abertos ou, se o primeiro estiver no vermelho, o tempo de sinal fechado será reduzido também em porcentuais diferentes de acordo com horário e sentido.

Na Avenida República Argentina, sensores no solo reconhecem a passagem de veículos na canaleta e se comunicam com os semáforos, acionando a prioridade. No eixo Norte, a prioridade é feita com a programação de tempo dos semáforos que ficam menos tempo fechados no sentido da canaleta.

Categoria: Transporte Coletivo