TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Estudantes dos EUA conhecem o sistema de transporte de Curitiba


Luan Henrique/URBS

Os estudantes participaram da palestra realizada nesta terça-feira (09), no auditório da Urbs.

| 10/10/2012

Um grupo de estudantes da Universidade de Utah nos Estados Unidos visitou a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, nesta terça-feira (09), participando da palestra sobre o transporte público da capital.

Os estudantes são dos cursos de Urbanismo, Engenharia em Transporte e Turismo Sustentável, segundo a estudante Tammy Reque do curso de Urbanismo, o grupo veio ao Brasil para conhecer a experiência de Curitiba nas áreas de transporte público, planejamento urbano e as ações da cidade em relação ao meio ambiente.

O professor do Departamento de Planejamento Urbano da Universidade de Utah Stephen Goldsmith, conta que o seu interesse por Curitiba surgiu no ano de 2000, quando leu o livro “Green Urbanism”, do autor americano Timothy Beatles, segundo Goldsmith, o livro referencia Curitiba nas áreas de planejamento urbano e sustentabilidade, despertando seu interesse em conhecer a cidade, e viver a experiência sobre o que tanto leu de Curitiba.

Segundo a estudante de Urbanismo Tracey Bushman, a cidade é muito conhecida lá fora. “Curitiba é bem renomada nos Estados Unidos, é conhecida por ser inovadora, possui um sistema de transporte público eficiente, de fácil implantação e expansão", diz Bushman. Ela observa ainda que o sistema de transporte de Curitiba desenhou a cidade, descentralizando os serviços e a concentração de pessoas.

A estudante de doutorado em Turismo Sustentável, Mercedes Hunt, disse que Curitiba é muito mencionada quando se trata de desenvolvimento sustentável e transporte público. “Há muito tempo estudo sobre o desenvolvimento sustentável de diversas cidades do mundo, entre elas, Curitiba”. Para a estudante é importante conhecer estas ações na pratica. “É muito bom conhecer de perto esta experiência, e poder aprofundar ainda mais meus conhecimentos com novas idéias”, conta Hunt.

O engenheiro de tráfego e estudante de pós-graduação em Planejamento de Transporte Jeff Gulden, diz que é incrível uma proposta da década de 60 ser seguida até hoje. Gulden fala sobre o Plano Diretor de Curitiba, que foi aprovado em 1966 pela Lei 2828. Onde o planejamento urbano e sua aplicação passam a ter base no tripé Uso do Solo, Sistema Viário e Transporte Público, pensados juntos.

O estudante observa que o plano diretor não mudou, e o transporte público continua sendo prioridade. “O transporte público virou parte da cultura, é uma característica, uma identidade da cidade, é incrível ver que o plano diretor de quatro décadas ainda é seguido e continua em expansão”, observa Gulden.

A jornalista e escritora Roberta Brandes Gratz, é convidada do professor Stephen Goldsmith, autora dos livros The Living City e Cities Back from the Edge, que fala sobre a influência do transporte na regeneração das cidades. Para Brandes o modelo de transporte de Curitiba é inovador e influencia o crescimento das cidades. Ela se refere ao Sistema Trinário; um corredor exclusivo para ônibus no centro, ladeado por vias de tráfego lento com sentidos opostos; e mais duas ruas paralelas de tráfego rápido, uma no sentido bairro e outra no sentido centro.

Categoria: Intercâmbio