Estudantes aprendem como ajudar a cuidar dos ônibus

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 14/9/2017

Conhecer um pouco sobre a operação e o monitoramento do sistema de transporte público foi o objetivo da programação cumprida na sede da Urbs, nesta quarta-feira (13/9), por cerca de 50 estudantes do 6º ano da Escola Municipal Caic Cândido Portinari (CIC). Outras turmas têm visitas agendadas para os próximos dias.

A atividade faz parte do programa Cidadania Jovem: Informar para Formar, que visa à formação de usuários conscientes sobre o funcionamento do transporte. Este ano a ação levará ao local dez das 11 unidades da rede municipal de ensino que ofertam aulas de 6º ao 9º ano. Apenas uma não foi incluída porque a turma estuda à tarde e o evento acontece pela manhã. “Queremos muito que vocês nos ajudem a cuidar dos nossos ônibus”, disse o presidente interino da Urbs, Celso Bernardo, que recebeu as turmas no auditório da empresa.

A apresentação do sistema ficou a cargo da coordenadora de Relações Institucionais da Urbs, Sílvia Ramos, que expôs as principais informações sobre o sistema de transporte e o custo do vandalismo nos ônibus e nas estações-tubo. “Só um vidro desses custa mais de R$ 460. E isso é dinheiro nosso, que sai dos tributos que nós pagamos sobre os produtos que consumimos e que a Prefeitura arrecada”, disse ao apontar para uma parte de uma estação-tubo. Quebra-quebras de estações e vidros riscados, entre outros danos ao patrimônio provocado por vândalos, consumiram R$ 155,7 mil no ano passado e afetaram 655 ônibus.

Curiosidade

Por meio de um vídeo, ela também mostrou como a empresa e a Guarda Municipal, com a ajuda de câmeras de segurança, identificam e retiram dos ônibus os fura-catraca – pessoas que invadem os ônibus sem pagar passagem. As crianças acompanharam com interesse as imagens – que mostravam estudantes apreendidos e sendo levados à Delegacia do Adolescente - e fizeram perguntas sobre o assunto.

Antes de voltarem para a escola, os visitantes também passaram pelo Centro de Controle Operacional, o CCO. O setor monitora, em tempo real, os 1380 ônibus de 250 linhas em circulação e também zela pela acessibilidade em Curitiba pelos diferentes modais.