Estrutura de educação e transporte ganha novas obras e reformas

Ilustração: Divulgação

| 7/1/2020

Ter o espaço mais adequado para estimular pequenos estudantes a gostar e se sentir bem no colégio é fator preponderante para a Prefeitura de Curitiba. Em 2019, três escolas ganharam melhorias em suas quadras de esportes e dois centros municipais de educação infantil (CMEIs) serão entregues neste ano.

As obras são executadas sob a supervisão do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas e a quadra da Escola Municipal Professora Sônia Maria Coimbra Kenski, em Santa Felicidade já foi entregue à comunidade escolar. A construção de 500m² atende cerca de 400 estudantes e conta com banheiros e rampas de acesso para garantir a acessibilidade.

“É muito legal ter esta quadra para poder jogar nos dias de chuva”, avaliou Vitória Ferrari, aluna do 4.º ano. A escola tem outra quadra, porém, sem cobertura e o novo espaço amplia as possibilidades de uso por professores e alunos.

Outros dois colégios estão com as obras de construção das coberturas de suas quadras em andamento. Na Escola Municipal Cerro Azul, no Tingui, e na Escola Municipal Padre José de Anchieta, no Fazendinha, os estudantes já poderão aproveitar as novas estruturas, ambas com 450m², a partir do próximo ano letivo.

Os CMEIs que serão entregues são o Parque Industrial, no Capão Raso, que já está com as obras concluídas, e o União Ferroviária I, no Cajuru, ainda em construção. “As novas estruturas e a melhoria das que já existem garantem aos nossos curitibinhas ambientes mais adequados ao aprendizado e, também, ao desenvolvimento de práticas desportivas”, disse o prefeito Rafael Greca.

Transporte público

Começou em 2019 a construção do 24.º terminal da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. O Terminal do Tatuquara já ganhou sua fundação, estruturas de alvenaria e estão sendo investidos R$ 9,2 milhões na obra, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) mais contrapartida do município.

O novo terminal atenderá os bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, que juntos somam 116 mil moradores, e está sendo construído ao lado da Rua da Cidadania do Tatuquara.

A área de 3,4 mil metros quadrados contará com bicicletário, vestiários, lanchonetes e outras estruturas de apoio e prestação de serviços aos usuários. “O ano de 2020 marcará a entrega desse novo terminal, que facilitará o ir e vir de todos os moradores da região que dependem do transporte coletivo no seu dia a dia”, apontou Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Pelo local irão circular dez linhas alimentadoras, entre elas Rio Bonito, Dalagassa, Pompeia, Janaína, Santa Rita, Rurbana e Tatuquara, que hoje fazem a integração no Pinheirinho. Também serão recebidas linhas troncais para futura integração com estações estratégicas da Linha Verde – para que seja feita a ligação direta com o Centro da cidade e a integração com região metropolitana.

Ainda na área de transporte, o Departamento de Edificações está atuando na construção da estação-tubo PUC, que fica na Linha Verde, entre os bairros Guabirotuba, Prado Velho e Uberaba, na altura do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). As obras começaram em junho de devem ser entregues no início de 2020.

Trabalho contínuo

Entre obras como a reforma e ampliação do Centro Dia Amigo Curitibano Boqueirão, a adequação e implantação de uma plataforma elevatória e um elevador na Rua da Cidadania Matriz, a readequação da passarela localizada na Linha Verde, nas proximidades com o cruzamento com a rua Engenheiro João Bley Filho, no Pinheirinho, e a substituição do piso do Auditório da Rua da Cidadania do Pinheirinho, o Departamento de Edificações realizou 182 atendimentos em 2019.

O trabalho contínuo visa preservar, trazer melhorias e ampliar as instalações públicas que prestam serviços variados à população. Exemplos como os serviços de pintura feitos nas Ruas da Cidadania Portão, Santa Felicidade, Boqueirão, Boa Vista e na Administração Regional CIC mostram que cuidar bem da cidade e de seu patrimônio é um ato de reconhecimento ao esforço dos curitibanos para manter sua cidade como referência.