TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Espaço representou mudança na postura de uso da Praça Rui Barbosa


Pedro Ribas/SMCS

| 15/5/2017

A construção da Rua da Cidadania Matriz, que completa 20 anos nesta segunda-feira (15/5), representou uma mudança mais profunda de postura de uso da Praça Rui Barbosa.

A praça precisava ser reorganizada para atender melhor a estrutura de transporte público, organizar e abrigar o comércio ambulante que atravancava o entorno e também ser sede de uma série de serviços públicos da Administração Regional.

"Criamos uma grande praça coberta, que evoca o Grand Palais de Paris”" conta o prefeito Rafael Greca, em cuja primeira gestão o projeto foi desenvolvido. "É um espaço bonito, onde, à sombra e longe da chuva, os curitibanos se encontram."

O edifício foi inaugurado em 1997, cinco meses depois do encerramento da gestão (1993-1996) durante a qual foram construídas outras cinco Ruas da Cidadania em Curitiba (Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Boa Vista e Santa Felicidade).

Hoje, abriga 350 quiosques no espaço interno, numa feira permanente, e 54 lojas, voltadas para as ruas externas.

Mudanças

Autor do projeto, Reginaldo Reinert, atual presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), foi responsável pelo projeto arquitetônico da Rua.

Ele lembra que a Rui Barbosa historicamente foi um ponto de entrada para a região central dos moradores vindos dos bairros, especialmente da região sul da cidade. "A praça sempre teve ligação muito forte com o transporte", afirma Reinert. "No começo, de maneira mais informal; depois, mais estruturante. A praça teve várias transformações ao longo do tempo."

Há 20 anos, os ônibus biarticulados ganhavam terreno no transporte da capital. Maiores, precisavam de espaço adequado para suas manobras para embarque e desembarque de passageiros. Linhas com ônibus menores também precisavam ser mais bem abrigadas no vaivém nos pontos.

Os espaços e vias da praça foram readequados com este fim – a fonte, por exemplo, mudou de lugar.

Camelôs organizados

Outro problema era organizar o comércio dos ambulantes que ocupavam parte da área. Eles foram instalados dentro da Rua da Cidadania, um espaço coberto. Com isso, a barafunda de barracas espalhadas virou espaço mais livre para circulação livre de pedestres, e o comércio, organizado.

"A ideia original era dar espaço aos empreendedores, muitos em seu primeiro negócio", lembra Reinert.

"O prédio foi pensado para distribuir todos os serviços municipais, para atendimento à população, e atendeu também a uma série de demandas desse conjunto de mudanças na área", resume o presidente do Ippuc.

Categoria: Outros