TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Curitiba preside Fórum Nacional de Mobilidade Urbana


SMCS/PMC

| 25/6/2015

O presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, foi eleito na tarde desta quarta-feira (24) para presidir o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana na gestão 2015/2017. A escolha pelo representante de Curitiba para presidir o Fórum foi feita durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) que acontece em Santos (SP), com cerca de 1,5 mil participantes.

Criado em 1990, o Fórum é um espaço não institucional, formado por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilhar dúvidas e experiências, propor estudos e projetos e recomendar alterações na legislação para melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

O desafio da mobilidade nas grandes cidades, o BRT como um sistema de transporte e não como obra isolada, o automóvel como agente que compromete a democratização do espaço público, a integração de modais e a necessidade de buscar novas soluções urbanas estão entre os principais temas de discussões e palestras do encontro.

A programação do 20º  Congresso desta quinta-feira (25) prevê apresentação do sistema Linha Direta Expressa (Ligeirão) adotado em Curitiba ampliando a capacidade dos eixos de transporte. O estudo sobre a redução dos tempos de viagem e custos operacionais a partir da implantação do ligeirão Boqueirão será apresentado pela engenheira Astrid Sanches, da Assessoria Técnica da Urbs.

Categoria: Eventos