TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Maratona altera linhas de ônibus


Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

A realização da Maratona de Curitiba vai alterar o trânsito e o transporte neste domingo (18), em algumas ruas da cidade.

| 8/11/2012

A Maratona de Curitiba edição 2012, que será realizada no domingo, 18 de novembro, deverá alterar o percurso de 200 linhas de ônibus urbanos e metropolitanos durante o período da prova. As mudanças, feitas pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte, prevêem alterações de itinerários, ou então paradas, em cruzamentos, até a travessia dos participantes, liberando então o trajeto.

De acordo com o regulamento da prova, as mulheres largam às 7h, os cadeirantes e portadores de deficiência física, às 7h10, e os homens, às 7h15. Quinze minutos depois, às 7h30, largam os competidores que participam da prova de 10km e da caminhada de 5 quilômetros.

Enquanto o transporte será orientado com ajuda de fiscais da Urbs, o tráfego de veículos será coordenado pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Algumas linhas sofrerão mudanças temporárias em regiões diferentes da cidade, durante a prova. Confira o que muda para quem circula de ônibus durante a Maratona:

• LINHA TURISMO

         Os ônibus double-decker têm duas mudanças de percurso: no sentido Norte, a partir da rua Presidente Carlos Cavalcanti, seguem pela canaleta do expresso até a rua Ivo Leão, onde deixam a pista central e seguem pela via lenta, dobrando à direita na rua Mauá, e prosseguindo o desvio pelas ruas Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, Deputado Joaquim José Pedrosa, Manoel Pedro, Colombo, Eça de Queiroz,  Coronel Brasilino Moura, Carlos Cornelsen e Mateus Leme, quando retomam o trajeto normal. Poderão ainda aguardar a passagem dos competidores na altura do Passeio Público. Na região central, um pequeno desvio para os ônibus que descem a rua do Rosário, prosseguem pela avenida Marechal Floriano, ladeando a praça Tiradentes, dobrando à direita na rua Cândido Lopes.  Já em outro ponto d cidade, ônibus vindos pela avenida Presidente Getúlio Vargas, desviam pelas ruas João Negrão e Brasílio Itiberê.

• LINHAS METROPOLITANAS

Curitiba / Tamandaré (via Minérios); Curitiba / Tamandaré (via Lamenha; Curitiba / Itaperuçu; Curitiba / Rio Branco do Sul ; Curitiba / Jardim Paraíso– Procedentes da rua Mateus Leme – sentido bairro/centro -, eventualmente aguardam a passagem dos atletas na esquina com a rua Professor Nilo Brandão. O desvio, durante a prova, é pelas ruas João Gava, João Enéas de Sá, Nilo Peçanha e Trajano Reis. O retorno à Região Metropolitana é a partir da rua Trajano Reis, quando os ônibus fazem o laço formado pelas ruas Treze de Maio, Duque de Caxias e Inácio Lustosa, retornando à Trajano Reis.

Curitiba/ Colombo (via Rodovia da Uva); Curitiba / Colombo (via Cambará); Curitiba / Colombo (via Guaraci). Curitiba / Jardim Ana Rosa; Curitiba / São Sebastião; Curitiba / Jardim São Gabriel; Curitiba / Santa Tereza; Curitiba / Jardim Osasco; Curitiba / Jardim Arapongas; Curitiba / Jardim Curitiba; Curitiba / Jardim Ana Rosa – em direção à Região Metropolitana, eventual parada para passagem dos atletas no cruzamento da rua Mariano Torres e a rua Presidente Carlos Cavalcanti. No retorno ao Terminal Guadalupe, no cruzamento da rua Comendador Macedo e a rua Doutor Faivre.

Curitiba / Mandirituba; Curitiba / Areia Branca; Curitiba / Araucária; Curitiba / Contenda – no sentido dos municípios vizinhos, eventual parada para aguardar passagem dos atletas no encontro da avenida Visconde de Guarapuava e a rua Desembargador Motta, e no cruzamento da rua Castro Alves com a avenida Sete de Setembro. No sentido Curitiba, eventual parada no cruzamento da rua Guilherme Pugsley com a rua Brasílio Itiberê.

Curitiba / Pedro Moro – no sentido São José dos Pinhais, eventual parada temporária nas esquinas da rua Tenente Francisco Ferreira de Souza com as ruas Major Fabriciano do Rego e Presidente Pádua Fleury. No sentido Curitiba, vindo pela avenida Marechal Floriano, eventual aguardo no cruzamento com as ruas Pádua Fleury, Major Fabriciano do Rego e avenida da República

Curitiba / Campo Largo – Eventual aguardo no encontro da rua Visconde do Rio Branco com a alameda Augusto Stellfeld (sentido Campo Largo) e no cruzamento da rua Fernando Moreira com a alameda, no sentido inverso.

Curitiba / Cerne; Curitiba / Terra Boa – no sentido bairro, eventual parada no cruzamento da alameda Cabral com a avenida Augusto Stellfeld; no sentido centro, no encontro da alameda com a rua Professor Fernando Moreira.

Pinhais / Guadalupe; Curitiba / Vila Zumbi – em direção à Região Metropolitana, provável parada temporária no cruzamento da rua Nilo Cairo com a rua Doutor Faivre. Um pouco adiante, ônibus circulam em meia-pista e compartilham trajeto, na avenida Senador Souza Naves, no trecho entre as ruas Sete de Abril e Almirante Tamandaré. No sentido Terminal Guadalupe, provável aguardo no encontro das ruas Comendador Macedo e Doutor Faivre. Se o número de atletas for grande nessa área, fiscais da Urbs e agentes da Setran farão bloqueios dos acessos ao centro, no Alto da Rua XV, se necessário, desviando todo o tráfego para a rua Ubaldino do Amaral.

Curitiba / Piraquara – O aguardo para passagem dos atletas, no sentido Piraquara, pode ocorrer no cruzamento da rua Amintas de Barros e a rua Doutor Faivre; no sentido inverso, no cruzamento da rua XV de Novembro com a rua Doutor Faivre.

Curitiba / Campina Grande do Sul; Curitiba / Eugênia Maria; Curitiba / Timbú; Curitiba / Quatro Barras (via Graciosa); Quatro Barras (via BR-116) – no sentido Região Metropolitana, eventual aguardo no cruzamento da rua Mariano Torres com a rua Presidente Carlos Cavalcanti. Na vinda ao Terminal Guadalupe, provável parada no cruzamento da rua XV de Novembro com a rua Doutor Faivre. Durante a Maratona, os ônibus dessa linha, a partir da rua Campos Sales, em direção ao Terminal Guadalupe, desviam pelas ruas Deputado Mário de Barros, Alberto Bolliger, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e Tibagi.

Curitiba / Conjunto Atuba; Curitiba / Vila Palmital; Curitiba / Capela do Atuba; Curitiba / Roça Grande - Durante a Maratona, os ônibus dessa linha, a partir da rua Campos Sales, em direção ao Terminal Guadalupe, desviam pelas ruas Deputado Mário de Barros, Alberto Bolliger, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e Tibagi.

Curitiba / Guaraituba – A provável espera por conta da passagem dos atletas, na esquina da rua Mariano Torres com a rua Presidente Carlos Cavalcanti, também faz os ônibus desviarem, em direção à Região Metropolitana, pela rua Luiz Leão, avenida Agostinho Leão Júnior, Amâncio Moro, Barão de Guaraúna e Augusto Severo. No retorno, a partir da rua Campos Sales, desviam pelas ruas Mauá, A|mâncio Moro, Ubaldino do Amaral e XV de Novembro (com provável espera no cruzamento com a rua Doutor Faivre), chegando ao Terminal Guadalupe pela rua Tibagi e travessa Itararé.

Curitiba / Jardim Ipê; Curitiba / Jardim Izaura –dois eventuais pontos de parada temporária para passagem dos corredores: no cruzamento das ruas Brasílio Itiberê e Conselheiro Laurindo (sentido bairro), e, no retorno, no cruzamento da avenida Prefeito Omar Sabbag e a rua Engenheiros Rebouças. Vindos da região de São José, os ônibus, a partir da avenida Prefeito Omar Sabbag, desviam pelas ruas Engenheiros Rebouças, avenida Comendador Franco (das Torres), viaduto do Colorado, rua Mariano Torres, avenida Viscondde de Guarapuava e rua Conselheiro Laurindo, chegando ao Terminal Guadalupe.

Curitiba / Independência; Curitiba / Posto Paris; Curitiba / Guatupê; Curitiba / Roseira – provável aguardo no cruzamento das ruas Brasílio Itiberê e Conselheiro Laurindo (sentido bairro). Para chegarem ao terminal central, a partir da rótula da avenida Prefeito Omar Sabbag, desviam pelas ruas Coronel João da Silva Sampaio, Santana, Hildebrando de Araújo, Engenheiros Rebouças. Dobram à esquerda, retornando à avenida Prefeito Omar Sabbag, e prosseguem o desvio pela rua Ernesto de Araújo, avenida Comendador Franco (das Torres), Viaduto do Colorado, rua Mariano Torres, avenida Visconde de Guarapuava e rua Conselheiro Laurindo, chegando ao Terminal Guadalupe.

Curitiba / Vila Marta; Curitiba / Tanguá – como os ônibus dessas linhas não chegam ao ponto inicial, na região da praça 19 de Dezembro, vindos da Região Metropolitana pela rua Trajano Reis, após o desembarque dos passageiros nessa via, fazem o retorno pelas ruas Paula Gomes, Duque de Caxias e Inácio Lustosa, por onde voltam à rua Trajano Reis.

Curitiba / Tamandaré – deixando a rua Prefeito Moreira Garcez, os ônibus desviam, usando a canaleta do ônibus expresso já a partir da rua Presidente Faria (com eventual parada para aguardar passagem dos atletas no cruzamento com a rua Presidente Carlos Cavalcanti).  A saída da canaleta é na esquina com a rua Alberto Bolliger, por onde seguem dobrando à direita, prosseguindo normalmente pela rua Nicolau Maeder. No retorno, a partir da rua Campos Sales, desvio à esquerda, na rua Mauá e ingresso na canaleta da  avenida João Gualberto, seguindo até a praça Dezenove de Dezembro, por onde seguem normalmente ao ponto inicial pela rua Barão do Serro Azul.

• LINHAS INTERBAIRROS

Interbairros I (sentido horário) – a partir das ruas Tapajós e Carlos Pioli, desviam pela rua Deputado Mário de Barros, com eventuais paradas para passagem dos corredores no entroncamento com as ruas Mateus Leme, Marechal Hermes e Alberto Follni. Outros aguardos, no entroncamento das ruas Comendador Roseira e Francisco Nunes. Nesse ponto, ônibus desviam seguindo em frente pela rua Comendador Roseira, completando o desvio pela rua Rockfeller, voltando ao caminho normal pela rua Chile. Ali poderá aguardar no cruzamento com a avenida Marechal Floriano. Outros dois pontos de parada eventual ficam no cruzamento da avenida Água Verde e rua Brasílio Itinerê, e rua Bento Viana com avenida Sete de Setembro.

No sentido anti-horário, prováveis paradas na rua Alferes Ângelo Sampaio, respectivamente, no cruzamento com a avenida Sete de Setembro e rua Brasílio Itiberê; na rua Conselheiro Dantas, esquina com avenida Marechal Floriano e entroncamento com rua Francisco Norte. Na região Norte, a partir da rua Rocha Pombo, desvio pelas ruas Euzébio da Motta, Deputado Mário de Barros (prováveis aguardos nos cruzamentos com as ruas Alberto Folloni e Marechal Hermes e Mateus Leme), voltando ao caminho normal a partir da rua Carlos Pioli.

Interbairros II (sentido horário) – o trajeto não muda, mas ônibus talvez tenham que aguardar pasagem dos atletas nos seguintes pontos: encontro da rua Airton Plaisant com a avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes; encontro das avenidas Presidente Arthur Bernardes e Sete de Setembro; esquina da rua Professor Brandão com rua Mateus Leme; rua Professor Brandão com avenida Anita Garibaldi; na esquina da rua Santa Catarina e a rua Antônio Gasparin; na esquina da rua Luiz del Gobbo e rua Irmãs Paulinas, como ainda no cruzamento da rua das Paulinas com a rua André João Gasparin, a poucos metros do Terminal Capão Raso.

No sentido anti-horário, ônibus vindos da avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes desviam pelas ruasSão Leopoldo, Blas Gomm, Curupaitis e Carlos Dietzch. Em outro ponto da cidade, pode haver espera de passagem dos corredores na rua Professor Nilo Brandão, na esquina com a rua Mateus Leme e a avenida Anita Garibaldi.  Outros dis pontos ficam no cruzamento das ruas  Francisco  Ader e Antônio Gasparin, e da rua Irmãs Paulinas e Pedro Bonat, perto do Terminal Capão Raso.

Interbairros V – Cinco pontos serão monitorados pelos fiscais de transporte da Urbs, em pontos diferentes da cidade, onde pode haver eventual parada para a passagem dos atletas da Maratona:  nos cruzamentos das ruas João Bettega e Francisco Frischmann; Itatiaia e  Doutor João Tobias Pinto Rebelo; avenida Marechal Floriano, no cruzamento com as ruas Conselheiro Dantas e Chile; e no entroncamento das ruas Comendador Roseira e Francisco Nunes.

• LINHAS ALIMENTADORAS

Cabral / Portão  - Na ida e na volta, eventualmente pode esperar temporariamente pela passagem dos corredores nos seguintes cruzamentos: avenida Marechal Floriano, esquina com rua Chile (sentido Portão), e esquina com Conselheiro Dantas (sentido Cabral. E também na rua Chile, esquina com rua Conselheiro Laurindo (sentido Portão), e rua Guabirotuba, esquina com rua Francisco Nunes (sentido Cabral).

Tamandaré / CabralVindo de Tamandaré, pode eventualmente dar passagem aos corredores no cruzamento da avenida Anita Garibaldi com as ruas Professor Nilo Brandão e Vereador Washington Mansur, e no cruzamento dessa rua com a rua Tomazina.

Araucária / Portão – nas imediações do Terminal Portão, ônibus podem esperar  passagem dos corredores nas esquinas da rua Doutor João Tobias Pinto Rebelo com as ruas João Bettega e Itatiaia.

Campo Comprido / Capão Raso; Campo Alegre; Capão Raso / Caiuá; Carbomafra; Rondon – bloqueio temporário para permitir a passagem dos atletas na rua  Antônio Gasparin, esquina com ruas Francisco Ader e Deputado Waldemiro Pedroso, perto do Terminal Capão Raso.

Uberlândia; Portão / CIC -  durante a passagem dos maratonistas pode haver bloqueio para pasagem dos ônibus, por algum tempo, que chegam ou deixam o Terminal Portão, na esquina da rua João Tobias Pinto ebelo com as ruas Luiz Parigot de Souza (sentido terminal) e Itatiaia )saída do terminal).

Nas imediações do Terminal Capão  Raso, a parada temporária pode se estender às seguintes linhas:

Fanny ; Gramados; Alto Boqueirão – paradas eventuais na rua Irmãs Paulinas, cruzamentos com a rua Catarina Scotti e a rua Pedro Bonat.

Parque Industrial – ao deixar o Terminal Capão Raso, desvia pela rua Pedro Gusso, podendo talvez esperar a passagem dos corredores na esquina com a rua Antônio Gasparin. Outra eventual espera fica no cruzamento das ruas Antônio Gasparim e Francisco Ader.

Bosch - ao deixar o Terminal Capão Raso, desvia pela rua Pedro Gusso, podendo talvez esperar a passagem dos corredores na esquina com a rua Antônio Gasparin. Outra eventual espera fica no cruzamento das ruas Antônio Gasparim e Deputado Waldomiro Pedroso.

Vila São Pedro – Dois pontos de eventual espera: na rua Irmãs Paulinas, esquina com as ruas Catarina Scotti e Professor João Mazzarotto.

Xaxim / Capão Raso – chegando ou partindo do terminal Capão Raso, eventuais esperas durante a passagem dos corredores que vêm pela rua Irmãs Paulinas, respectivamente, nos cruzamentos das ruas Catarina Scotti (saída do terminal) e André João Gasparin (chegada).

Nas cercanias do Terminal Portão, prováveis esperas de linhas nos seguintes pontos:

Fazendinha Portão – rua Carlos Dietzsch, esuina com rua Francisco Frischmann; e rua Itatiaia, esquina com rua João Tobias Pinto Rebelo.

Portão; Santa Bernadethe / Linha Verde – ônibus aguardam travessia de atletas no cruzamento da rua Ildefonso Stockler de França e rua Eduardo Carlos Pereira.

• LINHAS EXPRESSAS

Santa Cândida / Capão Raso – Pode haver eventual espera pela passagem dos corredores no cruzamento da rua Presidente Faria e Presidente Carlos Cavalcanti, na altura do Passeio Público.

Centenário / Campo Comprido -  provável aguardo para passagem dos atletas no entroncamento da rua Visconde de Nacar / Professor Fernando Moreira, com a alameda Augusto Stellfeld, que é trajeto dos maratonistas.

Circular Sul (sentido horário) – pode haver breve espera nas proximidades do Terminal Hauer, na avenida Marechal Floriano, respectivamente, na esquina com as ruas Professor Pádua Fleury e Major Fabriciano do Rego Barros e avenida Presidente Wenceslau Braz.

No sentido anti-horário, na esquina da avenida Marechal Floriano com a rua Presidente Pádua Fleury.

Boqueirão – Pode haver rápido aguardo na esquina da avenida Marechal Floriano com a rua Presidente Pádua Fleury.

Pinheirinho – Probabilidade de rápida parada na avenida Winston Churchill, pouco adiante do Terminal Pinheirinho, na esquina com a rua Desembargador Guarita Cartaxo.

Pinheirinho / Carlos Gomes – eventualidade de algum Ligeirão aguardar a travessia dos corredores no cruzamento da BR-476 e a avenida Marechal Floriano Peixoto.

• LINHAS DIRETAS (LIGEIRINHOS)

Tamandaré / Cabral – o percurso não muda, havendo apenas a possibilidade de duas paradas monentâneas durante a prova, para passagem dos competidores: na esquina da avenida Anita Garibaldi com a rua Vereador Washington Mansur, e no encontro dessa via com a rua Tomazina.

Bairro Novo – como o trajeto dos atletas inclui a rua Brasílio Itiberê, dependendo do momento da passagem, será interrompida a viagem do Ligeirinho no cruzamento dessa rua com a Alferes Poli (sentido centro) e Desembargador Westphalen (sentido bairro).

Colombo / CIC – Além de prováveis dois pontos de espera, respectivamente, na rua Alferes Poli esquina com rua Itiberê (sentido Colombo),  rua Desembargador Westphalen, também com rua Brasílio Itiberê (sentido CIC), a linha também sofrerá mudanças de percursos em difertentes pontos do seu trajeto. No sentido CIC, a partir do Terminal Capão Raso, os ligeirinhos trafegam, até a rua Itatiaia, nos dois sentidos, pela avenida República Argentina. Já na região central, em direção a Colombo, a partir da rua Alfredo Bufren, utilizam a canaleta do ônibus expresso, desviando pela rua Presidente Faria e avenida João Gualberto. Saem da canaleta, dobrando à direita na rua Alberto Bolliger, e retomam o caminho normal, na quadra seguinte, dobrando à esquerda na rua Nicolau Maeder.

No sentido CIC, a partir da rua Campos Sales, dobram à esquerda, desviando pela rua Mauá e a canaleta da avenida João Gualberto, por onde chegam à rua Presidente  Carlos Cavalcanti, retomando o caminho normal pela rua Barão do Serro Azul.

Sítio Cercado (sentido horário) – Duas possibilidades para interrupção da viagem: a primeira, no cruzamento da rua Guilherme Pugsley e a avenida Água Verde; a outra, no cruzamento da avenida Marechal Floriano com a rua João Viana Seiler, e ainda na avenida Marechal Floriano com a rua Presidente Pádua Fleury. Durante a Maratona, os Ligeirinhos excepcionalmente circulam pela canaleta da avenida. Já do Terminal Pinheirinho ao Terminal Capão Raso, os ônibus também temporariamente trafegam pela canaleta da avenida Winston Churchill.

Curitiba / Fazenda Rio Grande – Em direção ao centro da cidade, os ligeirinhos vindos pela rua Imaculada Conceição, fazem o desvio, durante a realização da Maratona, seguindo em frente por essa mesma rua, a partir do cruzamento com a rua Comendador Roseira, seguindo ainda pela rua Brasílio Itiberê, dobrando à esquerda, quando chega ao Viaduto do Colorado. A estação-tubo – sentido centro, na altura do Teratro Paiol, estará desativada até o término da prova.

Inter 2 (sentido horário) – A partir da rua Doutor Roberto Barrozo, em direção ao Terminal Cabral, os ligeirinhos desviam, durante a prova, pelas ruas Nilo Peçanha, Carlos Cornelsen (onde eventualmente aguardam a passagem dos corredores no encontro com a rua Mateus Leme). Outro eventual ponto de parada temporária é no cruzamento da rua Brasilino Moura e a rua Alberto Folloni. Daí em diante, o desvio é pela ruas Eça de Queiroz e dos Funcionários, até o terminal. Já a partir do Terminal Capão Raso, ônibus circulam pela canaleta da avenida República Argentina.

No sentido anti-horário, o Inter 2 terá alterações de percurso em regiões diferentes da cidade no correr d prova. Na região Norte, ao deixar o Terminal Cabral, desvia a região do Centro Cívico pelas ruas Doutor Manoel Pedro, Eça de Queiroz, Coronel Brasilino Moura, Carlos Cornelsen e Nilo Peçanha. Já a partir do entroncamento das avenidas Presidente Arthur da Silva Bernardes e Sete de Setembro, os ligeirinhos que procedem da primeira avenida desviam pelas ruas São Leopoldo, Blas Gomm, Curupaitis, Irati, Coronel Airton Plaisant e Carlos Dietzsch, até o Terminal Portão.  A partir dali, vão pela canaleta até o terminal portão. Também no sentido Portão, até o fim da prova e por causa do desvio, a estação-tubo Santa Quitéria estará desativada.

• LINHAS CONVENCIONAIS

As linhas Vila Velha, Cotolengo, Vila Lindóia, Dom Ático, Vila Cubas, Vila Rex, Novo Mundo, São Jorge, Alferes Poli, Guilhermina,  Rua XV / Barigui,  Higienópolis,  Tarumã,  Alto Tarumã, Sagrado Coração,  Cristo Rei, Detran / Vicente Machado, Cajuru, Palotinos, Formosa e Nossa Senhora da Luz não tem roteiros alterados durante todo o período da Maratona, mas deverão aguardar a passagem dos corredores em cruzamentos de ruas que compõem o percurso da prova, para daí prosseguirem viagem.

Vila Nori / Jardim Kosmos; Primavera; Bracatinga; Nilo Peçanha – na impossibilidade de pararem nos pontos iniciais, que ficam na travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral – e por onde vão passar os participantes da Maratona -, os ônibus dessas linhas, vindos dos respectivos bairros pela rua Trajano Reis, fazem o retorno  pelas ruas Treze de Maio, Duque de Caxias e Inácio Lustosa.

Ahú / Los AngelesPercurso sofre mudanças, durante a corrida, em duas regiões distintas: no sentido Los Angeles, a partir da avenida Visconde de Guarapuava, desvio pela rua Bento Viana, avenida do Batel, rua Bispo Dom José, avenida Nossa Senhora Aparecida e rua Jaime Veiga. No sentido Centro/Ahú, desvio pela canaleta do expresso da rua Presidente Faria e avenida João Gualberto, de onde os ônibus saem dobrando à direita, na rua Alberto Bolliger. O desvio prossegue pelas ruas Nicolau Maeder, Rocha Pombo e Marechal Mallet. No sentido Ahú/centro, ônibus desviam pelas ruas Marechal Mallet, Manuel Eufrásio, Campos Sales e Mauá, a partir de onde seguem pela canaleta até a praça Dezenove de Dezembro. O desvio prossegue pelas ruas Presidente Cavalcanti e Barão do Serro Azul, quando retomam o caminho normal.

Canal da Música / Vista Alegre – durante a competição, ônibus desviam ao descer, a partir da praça Garibaldi, a  alameda Doutor Muricy até a rua Cândido Lopes. O roteiro prossegue pela alameda Doutor Carlos de Carvalho, subindo à direita, na alameda Cabral (com eventual parada momentânea para passagem dos corredores na esquina com a alameda Augusto Stellfeld).  Pela alameda Cabral chegam à rua Martim Afonso, terminando o desvio pela rua João Manoel, onde retomam o caminho normal.

Santa Felicidade / Jardim Itália – no sentido centro, durante a corrida, vindos pela avenida Jaime Reis e rua Almirante Barroso, desvio pelas ruas Treze de Maio, Trajano Reis, alameda Doutor Muricy, rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, alameda Cabral.

São Bernardo; Júlio Graff – Procedentes do bairro, a partir da rua Cruz Machado desviam pela avenida Marechal Floriano ( face oeste da praça Tiradentes), com retorno pela rua Cândido Lopes e alamedas Doutor Carlos de Carvalho e Cabral.

Cabral / Osório - durante a competição, ônibus desviam ao descer, a partir da praça Garibaldi, a  alameda Doutor Muricy até a rua Cândido Lopes. O roteiro prossegue pela alameda Doutor Carlos de Carvalho, subindo à direita, na alameda Cabral (com eventual parada momentânea para passagem dos corredores na esquina com a alameda Augusto Stellfeld).  Pela alameda Cabral chegam à rua Treze de Maio, de onde seguem ao bairro pela rua Duque de Caxias.

Jardim Mercês / Guanabara – sofre mudança de roteiro em dois pontos distintos da cidade durante a Maratona: procedente da região de Guanabara, vindos pela rua Brigadeiro Franco, ônibus desviam pelas ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Alferes Poli, por onde prosseguem até o centro. Na região central, a partir da avenida Marechal Floriano, no sentido Mercês, desviam pela rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho e alameda Cabral.

Raposo Tavares – a partir da avenida Manoel Ribas, desvio pelas ruas Visconde de Nacar, Martim Afonso, Treze de Maio, alameda Doutor Muricy, rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho e alameda Cabral.

Juvevê / Água Verde – duas mudanças de trajeto durante a prova: no sentido Água Verde/centro, a partir da rua Professor Assis Gonçalves, desvio pelas ruas Nestor Victor, Baltazar Carrasco dos eis e Alferes Poli. No cruzamento dessa rua com a rua Brasílio Itiberê poderá haver uma parada para dar passagem aos competidores. A partir do centro, no sentido Juvevê, ônibus vindos da rua Alfredo Bufren entram na canaleta e seguem por ela, pela rua Presidente Faria e avenida João Gualberto, deixando-a, dobrando à direita, na rua Alberto Bolliger, por onde voltam ao roteiro normal na rua Nicolau Maeder.

Nossa Senhora de Nazaré – No sentido centro/bairro, ônibus vindos da rua Alfredo Bufren entram na canaleta e seguem por ela, pela rua Presidente Faria e avenida João Gualberto, deixando-a, dobrando à direita, na rua Alberto Bolliger, por onde voltam ao roteiro normal na rua Nicolau Maeder.

Jardim Social / BatelO percurso não muda, mas ônibus poderão parar temporariamente para dar passagem aos corredores em três pontos: vindos do Batel, na esquina da rua Benjamim Lins com a rua Desembargador Motta, e no cruzamento da Rua Amintas de Barros com a rua Doutor Faivre.  Vindos do Jardim Social, no entroncamento da rua XV d Novembro com a rua Doutor Faivre.

Augusto Stresser – procedentes da rua Ubaldino do Amaral, dobram à direita na rua XV de Novembro, e não na rua Conselheiro Araújo. No sentido centro/bairro, ao deixarem a praça Santos Andrade, desviam pela rua Luiz Leão e a avenida Agostinho Leão Júnior.

Vila Sandra; Tramontina – Eventuais paradas para passagem dos corredores, que vêm pela rua Desembargador Motta, respectivamente, nas esquinas da rua Benjamim Lins (sentido centro) e avenida Visconde de Guarapuava (sentido bairro).

Menonitas – Percurso, no sentido centro, muda para os ônibus vindos da rua Anne Frank. Na altura do encontro com a avenida da República entram na canaleta da avenida Marechal Floriano, deixando-a na altura da rua Conselheiro Dantas.

Jardim Esplanada ; Bigorrilho; Savóiano sentido bairro, a partir da alameda Doutor Carlos de Carvalho, desvio pelas ruas Brigadeiro Franco, Padre Agostinho e Fernando Simas, por onde retornam à alameda Júlia da Costa. No sentido centro, a partir da alameda Princesa Izabel, tráfego pela rua Professor Fernando Moreira.

Vila Izabel – O trajeto tem apenas uma pequena mudança para os ônibus procedentes da rua Pinheiro Guimarães, desviam pelas ruas Coronel Airton Plaisant e Francisco Klemtz.

Portão – os ônibus da linha terão pontos de parada temporária para dar passagem aos corredores, e fazem desvio, a partir da rua Guararapes, pela rua Goiás e avenida República Argentina, até a altura do Terminal Portão.

Fazendinha; Caiuá – a partir da avenida Iguaçu (com eventual parada para passagem dos atletas no cruzamento com a avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, que faz parte do circuito da Maratona), os ônibus seguem em frente, compondo o desvio formado pelas ruas João Alencar Guimarães e Curupaitis.

Itupava / Hospital Militar – a partir da rua Itupava, desvio pelas ruas Ubaldino do Amaral e Marechal Deodoro.

Água Verde / Abranches – Percurso tem duas alterações em pontos diversos da cidade. Ônibus procedentes da  Água Verde pela rua Professor Assis Gonçalves, a partir do entroncamento com a rua Brasílio Itiberê desviam pela rua Bento Viana e avenida Getúlio Vargas, voltando ao roteiro na rua Alferes Poli.

Bom Retiro / PUC; Raquel Prado / PUC – eventuais paradas para dar passagem aos maratonistas em quatro pontos distintos: rua Comendador Roseira x rua Francisco Nunes; rua Conselheiro Dantas x avenida Marechal Floriano; rua Desembargador Westphalen x rua Brasílio Itiberê, e alameda Cabral x alameda Augusto Stellfeld. As duas linhas também sofrem desvio a partir da avenida Marechal Floriano, quando temporariamente trafegam pela rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, alameda Cabral, ruas Martim Afonso e João Manoel, retomando o itinerário normal.

Marechal Hermes / Santa Efigênia -  no sentido bairro, a partir da rua Alfredo Bufren, tráfego pela canaleta da rua Presidente Faria e avenida João Gualberto, deixando-a para dobrar à direita, na rua Alberto Bolliger e voltar ao itinerário pela rua Nicolau Maeder. No sentido centro a partir do entroncamento das ruas Brasilino Moura e Alberto Folloni, desvio pela rua Eça de Queiroz, avenida Anita Garibaldi, ruas Campos Sales,  Deputado Mário de Barros, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro, João Negrão e Marechal Deodoro.

Estribo Ahú - no sentido bairro, a partir da rua Alfredo Bufren, tráfego pela canaleta da rua Presidente Faria e avenida João Gualberto, deixando-a para dobrar à direita, na rua Alberto Bolliger. Desvio prossegue pelas ruas  Nicolau Maeder, Rocha Pombo, Marechal Mallet e Manoel Eufrásio. No sentido centro, a partir da rua Alberto Folloni, desvio pelas ruas Marechal Mallet, Manoel Eufrásio e canaleta da avenida João Gualberto.

Barreirinha – durante a prova, os ônibus que deixam o ponto central circulam pela canaleta do expresso (rua Presidente Faria e avenida João Gualberto) até a rua Alberto Folloni, onde dobram à direita e à esquerda, a seguir, retomando o caminho pela rua Nicolau Maeder.

Paineiras; Santa Gema; Fernando de Noronha; Laranjeiras - durante a prova, os ônibus que deixam o ponto central circulam pela canaleta do expresso (rua Presidente Faria e avenida João Gualberto) até a rua Alberto Folloni, onde dobram à direita e à esquerda, prosseguindo o desvio pelas ruas Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, Deputado Joaquim José Pedrosa e rua Deputado Manoel Pedro.

Interhospitais – a linha servida por ônibus micros especiais e que percorre diversos hospitais da cidade, com ponto inicial defronte à Rodoferroviária, durante a Maratona faz desvio na área central da cidade. A partir da rua Itupava, circula temporariamente pelas ruas Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e rua Presidente Faria – até a altura do Passeio Público -, quando retoma o caminho normal pela rua Presidente Carlos Cavalcanti.

Mateus Leme; Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça – em virtude do bloqueio  de trechos de ruas centrais próximas à praça Tiradentes, por causa do trajeto oficial percorrido pelos  maratonistas, os ônibus dessas linhas, no sentido bairro/centro, a partir do entroncamento das ruas João Gava e Professor Nilo Brandão com a rua Nilo Peçanha, vêm e vão por essa via até a rua Treze de Maio. Esse percurso, sentido centro, inclui ainda a rua Trajano Reis. Embarques e desembarques serão feitos no ponto que fica na rua Duque de Caxias, trajeto de retorno aos bairros, além da rua Inácio Lustosa.

Canal Belém; Uberaba; Vila São Paulo; Guabirotubadesvio, no sentido centro, pelas ruas Imaculada Conceição, Brasílio Itiberê, dobrando à esquerda para alcançar o Viaduto do Colorado e a rua Mariano Torres.

Estudantes – Até o término da Maratona, a linha será seccionada. No sentido centro, os ônibus virão pela rua Mariano Torres até a esquina da rua Presidente Cavalcanti. Excepcionalmente, o retorno será feito pela rua Tibagi, a partir do Largo Bittencourt, defronte ao Círculo Militar do Paraná.

Santa Bárbara; Petrópolis; Solitude -  no sentido centro, a partir da rua Engenheiros Rebouças, desvios pela avenida Comendador Franco (das Torres), viaduto do Colorado, rua Mariano Torres e avenida Visconde de Guarapuava.

Vila Macedo – no sentido bairro, a partir da rua Desembargador Westphalen, desvio pela avenida Presidente Getúlio  Vargas e a rua João Negrão, retomando o itinerário normal dobrando à esquerda, na rua Brasílio Itiberê.

Erasto Gaertner – vindos pela rua Engenheiros Rebouças os ônibus desviam pelas ruas Iapó e Brasílio Itiberê, seguindo depois pelo viaduto do Colorado, rua Mariano Torres e avenida Visconde de Guarapuava.

Alcides Munhoz / Jardim Botânico -  a linha tem roteiro alterado em dois pontos distintos da cidade, durante a Maratona. A partir d rua Hildebrando de Araújo, ônibus desviam pela rua Brasílio Itiberê, avenida Prefeito Omar Sabbag, rua Engenheiros Rebouças, avenida Comendador Franco (das Torres), viaduto do Colorado e rua Mariano Torres.

Hugo Lange – procedentes da rua Ubaldino do Amaral, seguem por ela até a rua XV de Novembro, que percorrem até a rua Presidente Faria,  por onde chegam ao ponto inicial da praça Santos Andrade. Na volta ao bairro, desviam pelas ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Luiz Leão e a avenida Agostinho Leão Júnior.