Construção de trincheira será primeira obra do projeto de melhoria do Inter 2

Valdecir Galor/SMCS

| 1/9/2014

A Prefeitura de Curitiba pretende abrir até o fim do ano a licitação para construção da primeira obra do projeto de melhoria da linha de ônibus Ligeirinho Inter 2: a construção de uma trincheira na confluência da Avenida Nossa Senhora Aparecida com as avenidas Arthur Bernardes e Mário Tourinho, um dos pontos de maior lentidão no itinerário da linha. A trincheira faz parte de um conjunto de projetos que irão melhorar a velocidade dos ônibus e reduzir o tempo de deslocamento dos usuários da linha – que, isolada, é a mais carregada do sistema de transporte coletivo da capital, com 80 mil passageiros transportados por dia.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) já solicitou a licença ambiental prévia para a obra da trincheira. Outras duas obras, os binários formados pelas ruas Camões e Germano Mayer , no Hugo Lange; e ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, no Capão da Imbuia, estão em fase de contratação de projeto de engenharia e devem ser iniciadas no ano que vem.

Os dois binários irão causar uma melhoria imediata da velocidade operacional da linha, que hoje é de 23 quilômetros por hora. Além disso, o sistema permitirá que o Inter 2 trafegue em ruas de sentido único, podendo fazer conversões à esquerda sem esperar o escoamento do trânsito no sentido contrário, o que já é um ganho de tempo considerável, além de assegurar maior segurança no trânsito.

Serão investidos na requalificação da Linha Inter 2 R$ 102,46 milhões, dos quais R$ 23 milhões com recursos próprios da Prefeitura e o restante do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

A linha Inter 2 foi  criada em 1991 e  tem percurso circular, com trajeto de 38 quilômetros, passando por 12 bairros: Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.

O projeto para requalificação do Inter 2 prevê, ainda, a reformulação de terminais e o aproveitamento das atuais canaletas do ônibus expresso para circulação da linha. Quando estiverem integralmente implantadas, as intervenções previstas vão aumentar a capacidade da linha para 110 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem de 102 para 90 minutos.

BRT

O programa de mobilidade para o transporte público de Curitiba prevê ainda investimentos de R$ 194,5 milhões para a readequação das canaletas e a implantação do Ligeirão no sentido Leste-Oeste, entre a CIC Norte e o Centenário. A Caixa Econômica Federal aportará R$ 149,5 milhões, via PAC 2. O restante, R$ 45 milhões, será investido com recursos próprios do Município.

A primeira fase das obras está programada para começar até o fim deste, no trecho entre a Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido, e o terminal Campina do Siqueira. A readequação do sistema irá aumentar a capacidade de carregamento e a velocidade de deslocamento dos expressos de 24 para 27 quilômetros por hora.

Linha Verde

A continuidade das obras da Linha Verde Norte também está próxima de se concretizar. O projeto do lote 3 da via, entre o viaduto do Tarumã e o Conjunto Solar, está em análise, para liberação de recursos, na Caixa Econômica Federal. A previsão é que esta etapa esteja concluída até novembro e que a licitação seja lançada no início do ano que vem.