Com grande participação, audiência debate aumento da frota de táxis

Cesar Brustolin/SMCS

| 5/7/2013

Dois salões e parte do pátio do Salão de Atos do Parque Barigui ficaram lotados na noite desta quinta-feira (4), para a audiência pública realizada pela Urbs para debater o aumento da frota de táxi em Curitiba. Nada menos do que 1.250 pessoas assinaram a lista de presença – além de um grande número de participantes que não chegaram a registrar presença. A audiência foi marcada por ampla liberdade de manifestação: todos os inscritos para falar foram chamados ao microfone.

Trinta e oito pessoas inscreveram-se para falar durante a audiência. Cada um teve cinco minutos para expor seu ponto de vista. Outros 265 participantes encaminharam por escrito sugestões e perguntas, cujas respostas serão publicadas posteriormente neste site. Até as 18 horas da próxima segunda-feira (8) ainda será possível encaminhar sugestões, críticas e pedidos de esclarecimento de dúvidas por e-mail, para o endereço audienciataxi@urbs.curitiba.pr.gov.br.

Tendo como mediador o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante, a audiência, que seria encerrada às 21h30, foi prorrogada em 30 minutos. Mesmo depois do encerramento, às 22 horas, vários taxistas permaneceram no auditório conversando com técnicos, diretores e com presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, por pelo menos mais meia hora.

O encontro foi marcado pela defesa unânime do aumento da frota de táxis, pela expectativa dos taxistas diante da possibilidade aberta com a licitação de mais 750 autorizações e pelo fato de ter sido uma oportunidade de se manifestar, há muito esperada pela categoria. “Foi muito válido. Há anos não tínhamos uma oportunidade de falar como tivemos nessa noite” afirmou, ao final do encontro, o taxista Ademir Vieira, que é condutor.

Luiz Adriano, também taxista condutor e que permaneceu no auditório depois da audiência para conversar com o presidente da Urbs, viu a audiência como uma boa oportunidade de manifestação dos taxistas.  “Isso tudo é de real interesse da categoria, uma oportunidade até mesmo de desabafo”, disse.

Foi o que vários taxistas que usaram a palavra deixaram claro em seus depoimentos. "Há 17 anos espero para falar", disse Adilson Rosa, que pediu mais segurança e, como a maioria dos que se manifestaram, questionou a relação com os permissionários (donos de táxis). "Até a gestão passada vivíamos em 1887, um ano antes da proclamação da Lei Áurea. Que este 4 de julho fique marcado como o dia da nossa liberdade", disse Abimael Gomes, presidente do Sinditáxi que, como vários outros, pediu a licitação também das permissões atuais.

Embora unânimes quanto à necessidade de ampliação da frota, os taxistas também mostraram que há divergências entre os vários grupos que agregam os profissionais da área. Os que falaram ao microfone recebiam tanto aplausos entusiasmados quanto manifestações de repúdio.

Diálogo

Ao encerrar a audiência, o presidente da Urbs contou que já se reuniu, nos últimos meses, com mais de 100 profissionais do serviço de táxi, definindo a realização da audiência para que mais pessoas pudessem se manifestar.  "Os depoimentos mostram há quanto tempo as pessoas esperam a oportunidade de falar. E nos dispusemos a vir aqui, de forma franca, para ouvir as sugestões e as críticas, algo que não tínhamos antes. Temos que aprender a escutar pontos de vista divergentes, ouvir as críticas com atenção para podermos melhorar o atendimento à comunidade. É isso que estamos fazendo, uma nova forma de gestão. Viemos a esta audiência sem nada definido. Viemos para ouvir", disse ele.

Depois de agradecer às equipes da Urbs que atuaram na organização e realização da audiência, ao secretário Caíque Ferrante e ao presidente do Ippuc, Sergio Pires, membro do Conselho de Administração da Urbs, Gregório pediu uma salva de palmas para os participantes. "Vocês que abriram mão de algumas horas de trabalho, do descanso, do lazer para estar aqui, merecem uma grande salva de palmas porque este é um processo de construção coletiva de soluções para nossa cidade", disse ele.

Gregório destacou as três diretrizes que pautam o trabalho da atual administração municipal: diálogo, transparência e responsabilidade no trato do bem público. A audiência, disse ele, ampliou o diálogo com o segamento e mostrou a forma transparente com que a questão do táxi vem sendo tratada. "Estamos ouvindo a comunidade para dar início a um processo de licitação que permita que a cidade seja melhor atendida", afirmou.

Categoria: Táxi