Com foco em soluções de mobilidade, Urbs ganha nova identidade visual

DIVULGAÇÃO URBS

| 8/11/2019

Aos 56 anos, a Urbanização de Curitiba (Urbs) ganhou uma nova identidade visual, que vai estampar os equipamentos da rede de transporte coletivo da cidade.
O símbolo da empresa, em U, foi inspirado no formato das ruas, remetendo à movimento e mobilidade. A ideia é passar a imagem de que a empresa transporta mais que pessoas, transporta o futuro da cidade.
A paleta de cores - vermelho, azul e amarelo, principalmente - foi escolhida com base nas cores dos ônibus da cidade e a tipografia é simples e de fácil leitura.

Transformações
Criada em 1963 originalmente para desenvolver obras de infraestrutura, programas de equipamentos urbanos e atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano (pavimentação, iluminação, saneamento e paisagismo), a Urbs passou por várias transformações nos últimos anos.

“Hoje a companhia trabalha com soluções de mobilidade urbana, no intuito de transformar a cidade em um lugar melhor para se viver e se locomover”, diz Ogeny Pedro Maya Neto, presidente da empresa.

A nova identidade visual - cuja logomarca que estará em todos os equipamentos da Urbs na cidade - reflete o novo momento da empresa, que vem trabalhando para modernizar o sistema de transporte de Curitiba, que sempre foi referência de qualidade no Brasil e no exterior, explica Maia Neto.

"O desafio é quebrar paradigmas. As demandas mudam, novas tecnologias surgem a todo momento e precisamos incorporar e conviver harmonicamente", diz o presidente da Urbs.

Inovações como tarifa diferenciada fora de horários de pico, venda de créditos de transporte por aplicativos, incentivos aos carros elétricos, a nova linha Inter 2 e melhorias e reformas nos 22 terminais da cidade são alguns dos projetos que vêm sendo implantados.

Modelo inspirador
A rede integrada de transporte da cidade, criada na década de 70, já inspirou projetos em centenas de cidades do Brasil e exterior. Neste ano, a Urbs recebeu 14 delegações nacionais e 23 internacionais, com cerca de 500 participantes, para conhecer o modelo.

O sistema de transporte da capital atende 1,4 milhão de passageiros por dia, com uma frota de 1,2 mil veículos e 251 linhas

Além do sistema de transporte de Curitiba, a Urbs também gerencia as áreas de táxi, aplicativos de transporte urbano, transporte escolar e a administração da rodoviária e de equipamentos urbanos, as lojas #CuritibaSuaLinda e a Linha Turismo.

Categoria: Outros