Cidadania Jovem: cuidar dos ônibus da cidade se ensina na escola

Foto: Cristiane Kutzke dos Santos

| 28/6/2018

Setenta estudantes do 5º ano das escolas municipais Theodoro de Bona e Raul Gelbeck, ambas no bairro Santa Cândida, receberam lições de cidadania nesta quinta-feira (28/6), durante atividades realizadas na Urbs pelo Projeto Cidadania Jovem. Eles aprenderam a cuidar dos ônibus do transporte coletivo e por que não se deve “furar catraca”, que é entrar nas estações-tubo sem pagar a passagem.

“Explicamos que tudo isso tem um custo: se alguém não paga a passagem o preço ficará maior para os demais. Os ônibus  danificados, com vidros quebrados ou pichações, também têm custo para serem consertados”, esclareceu Iverson Portella, responsável pela área de Relações Institucionais da Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo de Curitiba.

Segundo a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal da Educação, Alaiucelene Pereira França, o Cidadania Jovem é uma forma de mostrar aos estudantes como funciona o sistema de transporte e qual o impacto das ações que destroem os veículos e prejudicam o atendimento à população. “Nosso maior objetivo é conscientizar os estudantes, pois eles também atuam como multiplicadores dessas informações junto a suas famílias”, afirmou.

A estudante Rafaely de Paula França, 10 anos, contou que foi a primeira vez que conheceu a Urbs. “É muito legal, a gente entende como tudo funciona, isso é importante”, disse. A colega dela, Gabrielle Cordeiro, 10 anos, também não conhecia o funcionamento da rede de transporte. “Como é organizado”, comentou a menina.

Além de uma explanação sobre o sistema, os estudantes conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, que monitora, em tempo real, as linhas em circulação.