Cerimônia de posse do novo prefeito altera linhas

| 27/12/2012

Diversas linhas de ônibus que circulam na região do Centro Cívico terão seus itinerários temporariamente alterados pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A – empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo -, segunda-feira (31) e terça-feira (1º de janeiro), em virtude dos preparativos para a posse e a posse propriamente dita do prefeito eleito, Gustavo Fruet, prevista para as 18h de terça.

Já a partir das 7h do dia 31, a avenida Cândido de Abreu será bloqueada no trecho entre as ruas Ernani Santiago de Oliveira e Lysímaco Ferreira da Costa – sentido centro -, e todo o tráfego será desviado com ajuda dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Esse bloqueio vigorará até às 23h de terça, 1 de janeiro.

Já no dia 1º, a mesma avenida sofrerá novo bloqueio, mas no sentido bairro, das 16h30 às 21h, obrigando os veículos procedentes do centro a desviar pela rua Lysímaco Ferreira da Costa, dobrando à direita, com ajuda do semáforo auxiliar existente na esquina.

Transporte – Confira as linhas de ônibus que terão seus percursos modificados, dia 31, das 7h às 23h, e no dia 1º, das 16h às 21h:

Linhas convencionais –

• Ahú / Los Angeles – dia 31, das 7h às 16h – no sentido Ahú/centro, a partir da avenida Cândido de Abreu, desvio pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII e Aristides Teixeira. Dia 1º, das 16h às 21h - no sentido Ahú, a partir da avenida Cândido de Abreu, desvio pelas ruas Comendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo.

• Marechal Hermes / Santa Efigênia - dia 31, das 7h às 16h - no sentido centro-bairro (sentido Santa Efigênia), desvio pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII e Aristides Teixeira. Dia 1º, das 16h às 21h - no sentido centro, a partir da avenida Cândido de Abreu, desvio pelas ruas Comendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo.

• Estribo Ahú; Fernando de Noronha; Laranjeiras; Paineiras; Santa Gema – dia 31, das 7h às 16h – a partir da avenida, no sentido centro/bairro, desvio pelas ruas omendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo.

Linhas Diretas (Ligeirinhos) –

• Inter 2 (sentido anti-horário) – por causa do bloqueio que vai das 7h do dia 31 às 23h do dia 1°, os ônibus vindos da avenida Cândido de Abreu, margeando a praça Nossa Senhora de Salete, desviam pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII, retomando o caminho a partir da rua Lysímaco Ferreira da Costa. No sentido horário, os ligeirinhos procedentes da rua Doutor Roberto Barrozo desviam, no dia 1º, das 16h às 21h, pelas ruas Comendador Fontana e Nicolau Maeder.

• Barreirinha / São José – bloqueio, dia 31, vai das 7h às 23h, e no dia 1°, das 16h às 21h – durante esses bloqueios, os ligeirinhos, no sentido Barreirinha, a partir da avenida Cândido de Abreu, desviam pelas ruas Comendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo. Já no sentido São José, vindos pela rua Alberto Folloni, desviam pelas ruas Constantino Marochi, Campos Sales e Lysímaco Ferreira da Costa.

• Aeroporto – dia 31, o desvio será feito das 7h às 16h; dia 1º, o itinerário será seccionado, das 16h às 21h. Dia 31, a partir da avenida Cândido de Abreu, passando ao lado da praça Nossa Senhora de Salete, desvio pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII e Aristides Teixeira. Já no dia 1°, a linha será seccionada, ou seja, os ligeirinhos, ao chegarem ao Largo Bittencourt, que fica em frente ao Círculo Militar, desembarcam os passageiros na estação-tubo que fica na rua Mariano Torres, fazem o contorno e retornam ao aeroporto após o embarque de novos passageiros no tubo da rua Tibagi.

• Fazendinha / Tamandaré – dia 31, desvio das 7h às 16h; dia 1º, das 16h às 21h – no dia 31, em direção à Fazendinha, a partir da avenida Cândido de Abreu, passando ao lado da praça Nossa Senhora de Salete, desvio pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII e Aristides Teixeira. Já no dia 1°, no sentido Tamandaré, a partir da avenida Cândido de Abreu, desvio pelas ruas Comendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo, retomando o caminho normal pela rua Marechal Hermes.

• Boqueirão / Centro Cívico – dia 31, desvio das 7h às 16h, com os ligeirinhos vindos da avenida Cândido de Abreu e passando ao lado da praça Nossa Senhora de Salete, desviarem, no sentido Boqueirão, pelas ruas Ernani Santiago de Oliveira, Papa João XXIII e Aristides Teixeira. Dia 1º, das 16h às 21h, os ligeirinhos, no sentido Centro Cívico, a partir da avenida Cândido de Abreu, desviam pelas ruas Comendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo, por onde chegam à rua Marechal Hermes e à estação-tubo do início da linha, defronte ao Museu Oscar Niemeyer.

Linha Turismo

Em virtude do bloqueio defronte à Prefeitura, no Centro Cívico, dia 1°, das 16h às 23h, por causa da posse do prefeito eleito, os double decker, a partir da rua Presidente Faria, desviam pela canaleta da avenida João Gualberto até o cruzamento com a rua Mauá. Dobram à direita nessa rua, e prosseguem o desvio pelas ruas Nicolau Maeder e Augusto Severo, por onde retornam ao caminho normal, na rua Marechal Hermes.