CCO só funciona com coordenação, diz delegado

Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 6/7/2018

Organização e integração entre as instituições são os principais itens para o bom funcionamento de um Centro de Operações e Controle. As recomendações são do delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Garcia, que fez palestra nesta sexta-feira (6/7), no auditório da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), para técnicos de várias áreas da Prefeitura de Curitiba.

O delegado da Polícia Federal falou, principalmente, da experiência em coordenar as operações de Segurança Pública em Curitiba durante a Copa do Mundo de 2014. “O conceito de hierarquia não funciona dentro de centro de operações e controle. O que precisa é coordenação, entrosamento entre as áreas e muita cooperação”, destacou.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, participou da palestra junto com técnicos de várias áreas da Prefeitura, como Fundação de Ação Social (FAS), Meio Ambiente, Superintendência de Trânsito e Defesa Social. Estas e outras áreas estão envolvidas no projeto Centro de Operações Curitiba.

Outra sugestão do delegado para o funcionamento de centro de controle é a criação de protocolos de ações para as mais diversas situações de um centro urbano. “Os protocolos indicam o que deve ser feito em cada situação de emergência, por isso devem ser muito bem discutido e acordado entre as áreas. O fluxo de informação deve ser único e acordado entre todos”, falou.

Categoria: Outros