Cartão transporte avulso passa a ter comprovante de compra e habilitação

Valdecir Galor/SMCS

| 16/7/2015

Usuários que precisem comprar um cartão transporte avulso contam, a partir de agora, com recibo emitido automaticamente no mesmo equipamento em que o cartão é habilitado. O tíquete que comprova a operação traz o número do equipamento, data e horário da transação, o valor pago pelo cartão e, se for o caso, a taxa de operação de carga de passagens.

O novo serviço foi disponibilizado ao usuário a partir desta quarta-feira (15), quando a Urbs concluiu o processo de implantação do novo sistema e adequação dos equipamentos nos locais de venda – bancas de revistas e pontos comerciais em terminais de transporte.

O cartão transporte avulso custa R$ 3 e no momento da compra ele precisa ser inserido no equipamento que o habilita a receber a carga de passagens. A partir de agora, esta operação gera automaticamente o recibo de compra, que é também a comprovação da habilitação do cartão.

O cartão pode ser recarregado quantas vezes forem necessárias – até o saldo limite de 25 passagens – e, na primeira carga, o usuário é isento do pagamento da taxa de operação da banca, de R$ 1. Agora, a cobrança desta taxa fica registrada no mesmo recibo. Assim, caso ela seja cobrada na primeira carga tanto o usuário quanto o sistema terão a comprovação de operação irregular.

Outra vantagem da emissão automática do recibo é que o cidadão não precisa aguardar o preenchimento manual para comprovar a despesa e, principalmente, passa a ter um documento que comprova em que equipamento o cartão foi validado. Assim, se eventualmente o cartão apresentar problema, será mais fácil verificar o que pode ter ocorrido.

Modernização

O cartão avulso foi lançado em agosto do ano passado, quando a Urbs deu início ao processo de modernização do cartão transporte, o que incluiu uma intensa campanha de incentivo ao seu uso; a ampliação de um para 25 endereços para carga de passagens (que antes só era feita na Urbs); e a exclusividade do cartão em 66 linhas operadas com micro-ônibus.

O resultado desse esforço foi um crescimento significativo na utilização do cartão transporte que passou de 53% em junho de 2014 para 62% no mês passado, quando atingiu o maior índice de participação no pagamento de passagens desde a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, há mais de dez anos.

Em junho passado 11,7 milhões de passagens foram pagas com cartão transporte e 3,1 milhões foram pagas em dinheiro.

Aliado a outras medidas adotadas pela Prefeitura – como a intensificação das operações da Guarda Municipal – o crescimento no uso do cartão foi uma das causas da redução de quase 30% no índice de assaltos no sistema de transporte neste ano.

Avulso e Usuário

O lançamento do cartão avulso teve como principal objetivo atender o usuário em alguma necessidade eventual – como perceber que está sem o cartão na hora de voltar para casa em linhas que não aceitam pagamento em dinheiro -- e pessoas que, de passagem por Curitiba, não têm o cartão transporte usuário emitido gratuitamente (1ª via) pela Urbs. Por mês são comercializados em média 3,6 mil cartões avulsos.

Tanto o cartão avulso quanto o cartão usuário podem ser carregados quantas vezes forem necessárias tanto nas bancas e pontos comerciais, quanto na tesouraria da Urbs e pela internet. Os dois cartões são aceitos – inclusive para pagamento da tarifa especial de domingo – em todo o sistema de transporte.

Na compra de passagens pela internet, que pode ser feita tanto para o cartão avulso quanto para o cartão usuário, o acesso é feito pelo site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Neste caso, a operação pode ser gratuita, com opção de guia de recolhimento em banco; ou custar R$ 1,60 que é taxa do sistema bancário para pagamento com boleto. Independentemente da opção, os créditos são disponibilizados em até 72 horas. Nas bancas e terminais a operação custa R$ 1 e a carga é imediata. Na tesouraria da Urbs, a carga de crédito também é imediata, mas não há cobrança de taxa de recarga.

As semelhanças entre os dois tipos de cartão terminam aí. O saldo do cartão avulso não pode ser bloqueado, por isso o limite é de 25 passagens. Ou seja, se for perdido, ou roubado, não há como resgatar os créditos carregados. Este cartão também não dá direito à integração temporal que permite usar mais de um ônibus, sem pagar nova passagem, mesmo fora de estações tubo ou terminais, que são a estrutura física da Rede Integrada de Transporte.

Por outro lado, o cartão transporte usuário, tem como vantagem o fato de ser gratuito (1ª via), permitir a definição prévia de créditos a serem usados por dia e poder ser bloqueado em caso de roubo ou extravio. Neste caso, basta ligar para o telefone 156.

Quando o cartão transporte usuário é bloqueado, os créditos existentes ficam no sistema e são automaticamente carregados tanto em caso de desbloqueio quanto de segunda via do cartão. A segunda via custa o equivalente a cinco passagens (atualmente em R$ 3,30).

A relação de endereços onde pode ser comprado o cartão transporte avulso e a relação de endereços com horário de atendimento para emissão do cartão transporte usuário estão disponíveis, com link na página inicial, no site da Urbs.