Cartão Respeito pode ser feito nas Ruas da Cidadania

Cesar Brustolin/SMCS

| 4/4/2016

Pessoas com deficiência que moram em Curitiba e que não tenham isenção no transporte coletivo já podem fazer o Cartão Respeito, que amplia o tempo de travessia em 31 cruzamentos da cidade. Lançado pela Prefeitura no fim do mês de março, em comemoração ao aniversário da cidade, o Cartão Respeito amplia o universo de pessoas beneficiadas pelos semáforos inteligentes, até então restrito a quem tem Cartão Transporte na modalidade Isento.

O novo cartão é gratuito (1ª via) e é feito na hora, bastando apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e atestado médico da deficiência. Só podem fazer o Cartão Respeito pessoas com qualquer tipo de deficiência que não tenham direito ao Cartão Transporte Isento cuja emissão tenha restrição de renda prevista em lei.

Resultado de parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Urbs, o novo cartão está sendo emitido a partir desta segunda-feira (4) nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.

Diferenças

Tanto o Cartão Transporte Isento quanto o Cartão Respeito são emitidos pela Urbs e acionam o tempo extra de travessia nos semáforos inteligentes. Mas as semelhanças terminam aí, uma vez que a funcionalidade do Cartão Respeito é restrita ao uso nos semáforos e que o mesmo se destina exclusivamente a pessoas com deficiência.

O Cartão Isento, que permite usar gratuitamente o transporte coletivo, pode ser feito por qualquer pessoa com idade igual ou superior a 65 anos, sem restrição de renda; ou pessoas com deficiência que têm renda familiar de até três salários mínimos. Atualmente, estão ativos 163 mil cartões Isentos para idosos; e outros 12,6 mil cartões Isento para pessoas com deficiência; 6,2 mil para aposentados por invalidez e 5,6 mil acompanhantes. São 187,6 mil cartões Isento que também acionam o tempo extra nos semáforos.

Pessoas com deficiência que queiram fazer o Cartão Transporte Isento devem procurar inicialmente uma unidade do CRAS na Rua da Cidadania mais próxima, onde é aberto o processo. Uma vez aprovado o cadastro sócio-econômico, a solicitação é remetida à Secretaria Municipal da Saúde que, comprovando a deficiência, autoriza a emissão do Cartão Isento.

Para fazer o Cartão Respeito o processo é mais simples, bastando apresentar laudo do seu próprio médico ou profissional à sua escolha. O objetivo, nesse caso, não é a gratuidade no transporte mas o aumento da segurança em travessias. Atualmente, incluindo Passe Escolar e outras gratuidades, o sistema de transporte tem em torno de 220 mil isentos o que representa cerca de 14% da tarifa.

Como usar no semáforo

O sistema que beneficia pessoas com mobilidade reduzida funciona por meio de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelo Cartão Transporte Isento e, a partir de agora, também pelo Cartão Respeito. Ao identificar o cartão, o semáforo abre por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.

São 120 conjuntos semafóricos instalados em 31 cruzamentos de Curitiba que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida - próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.

Emissão do Cartão Respeito

Onde: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.

Documentação: Documentos pessoais (CPF; RG;) e atestado médico da deficiência, se possível com o CID

Emissão Cartão Transporte Isento/ Pessoa com Deficiência

Onde: Na unidade do CRAS mais próxima

Documentação - (http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/utilidades/tarifas)

Emissão Cartão Transporte Isento/ Idoso

Onde: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos postos de atendimento da Urbs na Rodoviária e nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Tatuquara, Santa Felicidade e Matriz.

Documentação: Documentos pessoais e comprovante de residência

Custo: 1ª via gratuita. A 2ª via custará o equivalente a cinco passagens de ônibus. Em caso de perda, extravio ou roubo, comunicar pelo fone 156.

Cruzamentos que contam com semáforos inteligente:

Confira locais que contam com a nova tecnologia

01 - Rua 24 de Maio x Rua Pres. Getúlio Vargas (Pça. Ouvidor Pardinho – Unidade de Atenção ao Idoso)

02 - Rua Francisco Raitani (em frente ao Hospital do Idoso)

03 • Rua Ubaldino do Amaral x Rua Amâncio Moro (próximo à Igreja do Perpétuo Socorro)

04 • Rua Amâncio Moro x Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)

05 • Rua João Negrão x Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)

06 • Rua André de Barros x Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)

07 • Av. Mal. Floriano x Av. Visconde de Guarapuava (local muitos atropelamentos)

08 • Av. Visconde de Guarapuava x Rua João Negrão (INSS)

09 • Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua Pedro Ivo (Praça Carlos Gomes)

10 • Rua Pedro Ivo x Rua Westphalen (Praça Rui Barbosa)