Cartão avulso é nova opção para pagar passagem de ônibus

Valdecir Galor/SMCS

| 5/8/2014

A partir de agora os curitibanos contam com dois tipos de cartão transporte para pagar a passagem do ônibus: o cartão transporte avulso, lançado na sexta-feira (01) e que pode ser comprado em 23 endereços; e o cartão transporte usuário, que existe desde abril de 2003 e que pode ser feito gratuitamente em nove pontos de atendimento da Urbs.

O cartão transporte no modelo avulso vem tendo uma grande procura, motivada pela novidade e pela exclusividade do cartão transporte para pagamento de passagem em 66 linhas que operam com micro-ônibus, sem cobrador. Em apenas três dias foram vendidos 5 mil cartões nesse modelo, e um lote de mais 2 mil cartões avulsos foi liberado no final da tarde desta segunda-feira (04).

Tanto o avulso quanto o cartão usuário podem ser carregados quantas vezes forem necessárias e são aceitos – inclusive para pagamento da tarifa especial de domingo – em todo o sistema de transporte. Mas as semelhanças param por aí.

O cartão transporte avulso custa R$ 3,00 e só pode ser carregado até o saldo de 25 créditos, limite estabelecido para segurança do usuário, uma vez que o cartão não pode ser bloqueado. Ou seja, se for perdido, ou roubado, não há como resgatar os créditos transporte que haviam sido carregados. Este cartão também não dá direito à integração temporal que permite usar mais de um ônibus, sem pagar nova passagem, mesmo fora de estações tubo ou terminais, que são a estrutura física da Rede Integrada de Transporte.

O cartão transporte usuário tem como vantagem o fato de ser gratuito (1ª via), permitir a definição prévia de créditos a serem usados por dia e poder ser bloqueado em caso de roubo ou extravio. Neste caso, basta ligar para o telefone 156.

Quando o cartão transporte usuário é bloqueado, os créditos existentes ficam no sistema e serão automaticamente carregados no mesmo cartão, em caso de desbloqueio solicitado pelo usuário, ou numa segunda via que, neste caso, custa o equivalente a cinco passagens o que, atualmente, representa R$13,50.

O avulso tem como principal objetivo atender o usuário em alguma necessidade eventual – como perceber que está sem o cartão na hora de voltar para casa – e pessoas que estão de passagem por Curitiba e podem adquiri-lo em 23 vários endereços no centro da cidade e em terminais de transporte.

O cartão avulso pode ser comprado nessas 23 bancas e lojas de terminais de transporte e o cartão transporte usuário é feito nos nove postos da Urbs (veja abaixo relação dos pontos de compra do cartão transporte avulso e dos pontos postos de emissão do cartão transporte usuário).

Com o cartão em mãos, o usuário deverá carregar os créditos. Independentemente da modalidade (avulso ou usuário) o cartão pode ser carregado gratuitamente na Urbs, no prédio central, na Rodoferroviária; ou, pelo custo de R$ 1,00, nos mesmos 23 endereços de bancas de jornais e em terminais de transporte.

O usuário tem ainda a opção de compra pela internet, o que é feito pelo site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Neste caso, a operação pode ser gratuita, com opção de guia de recolhimento em banco; ou custar R$ 1,60 que é taxa do sistema bancário para pagamento com boleto. Independentemente da opção, os créditos estarão disponíveis em até 72 horas. Nas bancas, terminais e na tesouraria da Urbs, a carga de crédito é imediata.

Clique aqui e confira os pontos de venda de cartão transporte avulso e de carga de créditos no cartão transporte avulso e no cartão transporte usuário.