TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Campanha Busão sem Abuso gera aumento de denúncias de assédio em ônibus


Foto: Divulgação

| 24/4/2015

Em menos de quatro meses, a Guarda Municipal de Curitiba registrou 20 ocorrências de assédio sexual, prática de atos obscenos e de atos libidinosos nos ônibus de Curitiba. O número equivale a 70% do total de ocorrências do ano passado, quando foram registrados 28 casos. As denúncias aumentaram após o início da campanha Busão sem Abuso, lançada pela Prefeitura de Curitiba em novembro de 2014 e que estimula a população a denunciar este tipo de crime.

No período entre 1º de janeiro a 23 de abril deste ano, das 20 ocorrências, duas foram detenções em flagrante. A mais recente aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), em um trajeto da linha Afonso Pena/ Boqueirão. Após denúncia feita por passageiros para o telefone 153, a Guarda Municipal deteve um homem de 62 anos, que foi encaminhado ao 7º Distrito Policial (DP), assinou termo circunstanciado e responderá por atentado ao pudor.

Em 2014, das 28 ocorrências deste tipo, em nove foram feitas prisões em flagrante e encaminhamento do abusador para a delegacia de polícia. Dos cinco flagrantes de assédio sexual registrados no interior dos ônibus em 2014, três foram praticados por agressores com idade superior a 55 anos.

A secretária da Mulher da Prefeitura de Curitiba, Roseli Isidoro, atribui o número expressivo de casos registrados em 2015 à sensibilização promovida pelo programa “Busão Sem Abuso”, que informa e orienta para que as pessoas acionem a Guarda Municipal, por meio do telefone 153, para denunciar e atender a essas ocorrências.

“Pactuamos com a Guarda Municipal, a Urbs, o Tribunal de Justiça e os sindicatos patronal e dos trabalhadores do transporte coletivo procedimentos para coibir esse tipo de violência e temos feito abordagens aos passageiros em terminais de ônibus, nos horários de grande circulação de pessoas”, disse Roseli.

“O objetivo é ampliar a divulgação do programa e fazer com que mais e mais pessoas se atentem para o problema e possam ajudar o poder público a dar um basta nesses abusos”, afirmou a secretária.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, disse que é comum a vítima de abuso ficar  acuada e com medo. “É importante que qualquer pessoa que presencie casos de abuso faça a denúncia, acionando o telefone 153. Motoristas, cobradores e usuários do transporte podem e devem acionar a Guarda Municipal”, disse.

Por meio do programa Busão Sem Abuso também é realizada uma campanha de orientação às pessoas sobre como identificar o abuso, a molestação, como diferenciar essa violência de um simples esbarrão ou contato físico dentro de um ônibus lotado e de como proceder para denunciar os casos.

Diante de uma situação dessas, seja dentro dos ônibus, nos pontos de parada ou nas estações-tubo, qualquer pessoa pode ligar diretamente para o telefone 153 da Guarda Municipal e uma viatura será acionada. Quando o fato acontece no interior do veículo, a equipe da Guarda pode interceptar o ônibus no trajeto ou no ponto.

A pessoa que faz a denúncia deve dar detalhes da linha, do sentido, trajeto do ônibus e horário, bem como descrever o ocorrido. “É lamentável que isso continue acontecendo e colocando em risco mulheres e crianças usuárias do transporte coletivo na Capital, mas as pessoas estão denunciando”, disse Roseli. Ela destacou a importância das denúncias  para garantir a efetividade da ação colocada à disposição dos usuários do transporte público de Curitiba.

Categoria: Transporte Coletivo