Câmara aprova investimentos no Ligeirão Leste-Oeste

Divulgação/SMCS

| 1/7/2020

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em plenário, nesta segunda-feira (29/6), a contratação de empréstimo de US$ 75 milhões, pela Prefeitura, junto ao New Development Bank (NDB), o banco dos BRICS.

Os investimentos serão para as obras de infraestrutura à operação do Ligeirão no Corredor Metropolitano Leste-Oeste (Pinhais-Campo Comprido) e Eixo Sul. O financiamento externo a Curitiba já conta com parecer favorável da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, com autorização em trâmite em âmbito federal.

O empréstimo se soma ainda a US$ 18,75 milhões em contrapartidas do município, resultando em US$ 93,75 milhões (R$ 512 milhões com a cotação do dólar a R$ 5,47, em 29 de junho) destinados a melhorias do transporte público.

De acordo com a Nota Técnica nº 1/2020/AESP ASSESSORIA-MDR da Assessoria Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), cerca de 24 mil empregos, diretos, indiretos e induzidos, serão gerados com os investimentos do Programa Mobilidade Sustentável de Curitiba - Projeto Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT do Eixo Leste-Oeste e Sul.

O levantamento do Ministério, feito com base em estudos da FGV e em dados do BNDES, tem como referência empregos gerados a cada R$ 1 milhão investidos em ações relacionadas empreendimentos que envolvem a construção civil.

Intervenções
O Ligeirão Leste/Oeste deverá reduzir em até 23 minutos o tempo de deslocamento dos usuários naquele eixo. Entre as obras previstas no trecho desde o município de Pinhais ao terminal Campo Comprido, estão a reforma e ampliação de 32 pontos de parada existentes, além da reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte.

Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos. Com a implantação da estrutura de ultrapassagem entre as linhas, a operação do eixo será dividida em linhas "paradoras", que farão paradas em 34 estações e cinco terminais ao longo do eixo (com distância média entre as paradas de 500 metros); e a Linha Direta Ligeirão, que fará paradas nos cinco terminais de integração e nas estações de maior atratividade do sistema (com distância média entre as paradas entre 2 km e 3 km).

O projeto prevê a revitalização de obras complementares ao sistema de transporte, como a restruturação viária de 7 km no binário das Olga Balster e Nivaldo Braga e do entorno do Terminal Capão da Imbuia.

Ainda para o Corredor Leste-Oeste, estão previstas a implantação de três estações de transporte, a reforma do Terminal de integração Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

Contrapartidas
Para a finalização do Ligeirão Sul, que hoje opera no trecho desde o Santa Cândida, ao norte, à Praça do Japão, serão feitas melhorias em 13 pontos de parada existentes no itinerário ao sul, além da reestruturação viária de aproximadamente 4km de canaletas exclusivas.

As intervenções incluem ainda implantação de aproximadamente 15,6km de ciclofaixas e de 26 paraciclos. As obras no trecho sul farão parte da contrapartida do município ao empréstimo do NDB. Com o Ligeirão Norte-Sul operando em sua totalidade, o usuário terá redução do tempo de deslocamento em 26%.