Bolívia busca cooperação com Curitiba para melhorar transporte

| 22/10/2018

Técnicos das áreas de planejamento, urbanização, transporte e finanças de Santa Cruz de La Sierra, a maior e mais populosa cidade da Bolívia, estão em Curitiba em missão de cooperação técnica com vistas ao desenvolvimento do transporte público no município do país vizinho. Na manhã desta segunda-feira (22/10) cumpriram agenda no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) onde conheceram o processo de planejamento urbano da capital paranaense.

“É um projeto de cooperação trilateral de assistência técnica entre Bolívia, Brasil e Japão para acelerar o processo de melhoria urbana em desenvolvimento em Santa Cruz de La Sierra”, afirmou o coordenador da missão e representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Josué Nunes Neto.

Vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a agência tem como atribuições negociar, coordenar, implementar e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.

O objetivo é a capacitação institucional e técnica através da transferência de conhecimento para a operação e controle do Novo Sistema Municipal de Transporte Público da cidade boliviana. A agenda em Curitiba vai até quinta-feira (25/10). Estão previstas reuniões na Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Secretaria Municipal de Obras Públicas, na sede da Prefeitura e visitas ao sistema de transporte.

Do governo municipal de Santa Cruz de La Sierra integram a missão o secretário de Mobilidade Urbana, Rolando Pedro Ribera Correa; a secretária de Administração e Finanças, Sandra Velarde Casal; o chefe da Secretaria de Normas e Projetos (Semurb), Juan Daniel Lijerón Céspedes; o chefe de Estatística Viária da Semurb, Claudio Alberto Céspedes Pol; a diretora de Transportes e Sistema Viário, Lucy Mariel López Quiroga; o secretário de Planejamento, Boris Bernardo Salomón Lazcano; e o conselheiro do Governo, Roberto Luis Ayala Antezana.

Segundo projeções para 2018, do Instituto Nacional de Estadistica de Bolivia (IDE), o município de Santa Cruz de la Sierra tem 1,68 milhão de habitantes. Concentra 52,3% da população do departamento da qual é polo. A frota de veículos da cidade é de 340 mil unidades, que representa 58,9% do total da região.

Plano Diretor

A escolha da capital paranaense para o evento de capacitação do corpo técnico faz parte das conclusões e recomendações do Plano Diretor de Melhoria de Transporte da Região Metropolitana de Santa Cruz, com vistas à Mobilidade Urbana Sustentável e Segura. A agenda foi definida em reunião realizada em setembro passado, na Bolívia, com a participação de técnicos do Ippuc e Urbs.

Ao apresentar os detalhes do planejamento curitibano, a supervisora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli ressaltou que o processo tem por base o princípio da integração do transporte, ao sistema viário e ao uso do solo. “É necessário o desenvolvimento conjunto desses elementos para que o desenvolvimento proposto ocorra”, explicou.

No documento que formaliza a missão estão destacadas as necessidades e metas dos técnicos bolivianos, entre elas o conhecimento do sistema de transporte curitibano, em especial do BRT. Também fazem parte dos objetivos fortalecer a capacidade de gerar estatísticas que sirvam como base para a tomada de decisões; desenvolver um projeto para a implementação de um sistema de controle de transporte público; incorporar novas tecnologias para administração e gestão de veículos de transporte público e de baixa emissão; fortalecer tecnicamente o modelo de gestão do novo sistema de transporte público; adaptar os prazos para a implementação do sistema; desenvolver um plano na negociação com as transportadoras e de gerenciamento de riscos.