TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Atenção na hora de contratar o serviço de transporte escolar


Ilustração: SMCS/PMC

| 31/1/2017

A volta às aulas está marcada para fevereiro e quem for contratar transporte escolar deve prestar atenção na qualidade e segurança do serviço oferecido por empresas ou motoristas. Na hora da escolha, a Urbanização de Curitiba S/A recomenda aos pais ou responsáveis verificar se o transporte escolar contratado é autorizado pelo município.

O transporte escolar é um serviço regulamentado e com licenciamento obrigatório por lei federal. Em Curitiba é a Urbs quem controla o serviço, emite as licenças, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação e vistoria o veículo. São 861 veículos licenciados para a atividade, entre vans, micro-ônibus, ônibus, kombis. 

A cada seis meses os veículos do transporte escolar passam por vistoria obrigatória para receber a autorização de serviço. Depois da vistoria, o veículo recebe o certificado para trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses. 

Na parte externa do veículo são verificados os amortecedores, placa, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. A fiscalização confere itens de segurança, conforto e aparência e também cintos individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio.

“Existe um cronograma e é obrigatório estar com todos os itens em dia para renovar a permissão de serviço”, explica o gestor da área de Táxi e Transporte Comercia da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho.

Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria (seis meses), os pais ou responsáveis devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor. Este certificado é um documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias "D" e "E", tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos, exigências legais para motoristas de transporte escolar.  

relação dos prestadores de transporte escolar licenciados pela Urbs está no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando em Transporte e, em seguida, em Transporte Escolar. A pesquisa está disponível por bairros, basta clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.

Categoria: Transporte Escolar