Angolanos buscam soluções de planejamento urbano em Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 23/2/2017

Nesta semana, Curitiba recebeu uma delegação de angolanos interessados em conhecer as soluções desenvolvidas pela cidade para planejamento urbano.

O grupo vem estudando exemplos de todo o mundo para elaborar sua nova lei de planejamento municipal. No Brasil, Curitiba foi a única cidade a receber a visita técnica. Para o assessor para Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, a visita reforça a vocação da cidade como polo de inovação. “Conforme o plano de governo do prefeito Rafael Greca, esta será uma gestão internacional, que procura trocar experiências com outras nações. No caso de Angola, ficamos felizes em poder contribuir com o seu desenvolvimento, uma vez que somos países irmãos de cultura e língua”, disse Feijó.

O diretor nacional da administração local do estado do Ministério da Administração do Território de Angola, Belisário dos Santos, afirmou que a capital paranaense é um dos grandes exemplos em qual pretendem fundamentar a estruturação da nova lei, que servirá de base para as cidade crescerem de maneira saudável. “Temos Curitiba como uma smart city, sobretudo nas questões do transporte, meio ambiente e plano diretor, o que nos inspira a colher esse conhecimento”, explicou.

Durante a semana, a delegação visitou Urbanização de Curitiba (Urbs), o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A passagem pela cidade foi encerrada com uma visita à Praça Zumbi dos Palmares, acompanhada pelo cônsul honorário do Senegal, Ozeil Moura dos Santos. A praça abriga o Memorial Africano, composto por duas colunas que simbolizam a cultura e a educação e 54 totens que representam todos os países do continente africano.

Sobre a visita da comissão angolana, o cônsul do Senegal foi enfático: “Os africanos ajudaram a construir o Brasil e agora estão voltando como homens de negócios. Angola, por exemplo, é um país rico e com taxa de crescimento econômico de 20% ao ano.”

Além do chefe da delegação, estiveram presentes Santinho Felipe Figueira, diretor geral do Fundo de Apoio Social; Roberto Dilson Pereira Sampaio, técnico de Divisão Político-Administrativa e Toponímia do Ministério do Território; Mauro Alexandre dos Santos Quitumbo, técnico do Gabinete Jurídico; Ramiro Cândido de Azevedo, técnico de Estudos e  Planejamento e Estatísticas do Ministério do Território; Antero Edgar Martins Mário, chefe de Departamento; Antónia Fernando Faria, técnica do Gabinete de Intercâmbio, e Bernardo Cândido.

Categoria: Eventos