Alunos de escolas municipais vêem de perto como funciona o transporte coletivo

Everson Bressan/SMCS

| 9/5/2016

Cerca de 100 alunos do 5º ano da Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz trocaram a sala de aula nesta quinta-feira (5) por uma visita à Urbs para conhecer de perto o funcionamento do transporte coletivo e a importância do cuidado com os ônibus, estações e terminais.

Divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, eles participaram do projeto Cidadania Jovem, Informar para Formar, desenvolvido em parceria entre Urbs e Secretaria Municipal da Educação. Na visita, os alunos acompanham a solenidade de hasteamento da bandeira, assistem a palestra sobre o funcionamento do transporte e, após um merecido lanche, fazem uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) onde podem ver, em tempo real, o funcionamento dos ônibus, localizando inclusive aqueles que passem por seus bairros ou perto da escola.

As crianças participaram intensamente, com muitas perguntas e atenção total ao que estava sendo apresentado. A palestra, em linguagem adequada à faixa etária, é feita pela gestora de Relações Institucionais da Urbs, Silvia Ramos, e encerrada com a imagem dos "Power Ônibus" sob aplauso da criançada.

A pequena Giullia de Paula Monteiro ouviu atentamente todas as explicações. "Foi muito interessante, muito bom mesmo", disse ela, que gostou especialmente de ver o Ligeirão – apresentado em imagem aérea, fazendo ultrapassagem. "Todo mundo devia conhecer como é, como funcionam as coisa. A gente vê também que tem pessoas que fazem o que não deviam, estragando o ônibus", diz ela, referindo-se às imagens de vandalismo e pula catraca.

O Ligeirão também foi o que mais atraiu a atenção de John Lennon Nogueira da Silva, que também ficou muito interessado em saber como funciona o semáforo que dá prioridade para o ônibus. As crianças quiseram entender como o sinal pode abrir para o ônibus, se tem carros na transversal. A resposta é que o semáforo é acionado quando o ônibus está a uma distância segura, com tempo suficiente para entrar no amarelo e depois no vermelho para quem está no cruzamento.

Mateus Mendes, da mesma turma, conta que gostou muito de saber como funciona o sistema de ônibus. "Tem ônibus o tempo todo na cidade, a gente às vezes nem está prestando atenção. Mas é muito triste ver pessoas riscando o ônibus, quebrando vidro, isso é muito ruim", diz ele.

A professora Karia Miqueletto, da turma da tarde, destaca a importância da conscientização em uma programação como esta. "São crianças muito interessadas, uma turma muito bacana, achei ótimo que eles tenham participado desta programação". Kátia destaca que o assunto não termina na visita. Além de conversas e trabalhos na escola, os alunos levam esses conceitos para suas famílias e amigos, ampliando o alcance do programa. "É muito importante passar esse conceito de cidadania, responsabilidade e cuidado", diz ela.

O projeto Cidadania Jovem foi implantado em setembro de 2014 e desde então já reuniu mais de mil crianças. Além das turmas de 5º ano das escolas municipais, o projeto também vem recebendo turmas do Instituto Federal do Paraná e a intenção é que, na sequência, possam ser atendidas também crianças de escolas particulares.

Programação

Fotos, vídeos e imagens do CCO mostram às crianças o que acontece quando uma estação ou um ônibus são depredados. A falta de vidros, catracas e validadores quebrados exigem reparos que custam caro, atrasam a operação e prejudicam os passageiros. Normalmente, as crianças se mostram indignadas ou consternadas ao ver imagens de depredação e vandalismo.

A palestra informa sobre como funciona o sistema, os tipos de ônibus em cada linha, o significado da integração e a importância do ônibus no dia a dia de milhares de cidadãos. Comunicativos, eles participaram ativamente com perguntas e comentários, mostrando-se indignados ou consternados diante de imagens de ônibus depredados, estações com vidros quebrados, elevadores danificados por ações de vândalos.

Durante as visitas, os operadores procuram focalizar imagens da região onde fica a escola para que as crianças reconheçam o lugar. A excitação dos meninos e meninas num centro de controle não chega a ser problema. Para os operadores é gratificante ver o entusiasmo das crianças e, especialmente, perceber que elas sabem a importância do ônibus.

O aprendizado não termina na visita à Urbs porque o assunto acaba fazendo parte de atividades nas escolas, como textos, ilustrações, representações, além naturalmente de ser o assunto das conversas no retorno para a escola. Os encontros do Cidadania Jovem acontecem mensalmente ao longo do ano letivo, cada vez com uma escola diferente.

Categoria: Eventos